New here? Register. ×
×

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Escrito por Gilson Monteiro às 16:08 do dia 27 de março de 2025
Sobre: Campo minado
  • Estádio Mestre Ziza, Niterói
27mar
Estádio Mestre Ziza, Niterói
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação

Uma nova disputa política entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o governador do Estado do Rio, Claudio Castro, se desenrola agora em torno do maltratado gramado do estádio do Caio Martins, em Icaraí. Na sexta-feira (21), Rodrigo anunciou a construção de um “piscinão” no lugar do campo de futebol para acabar com o alagamento histórico do bairro. Castro retrucou ontem (26) lembrando que o Estado tem o mando de campo ali.

Em meio às contradições alimentadas pelo marketing político de ambos os lados, surgem dúvidas sobre a candidatura de Niterói para sediar os jogos Pan-Americanos de 2031. Pelo andar da carruagem, não haverá campo para a disputa do futebol, o iatismo terá como raia a Avenida Roberto Silveira alagada, e as provas de ciclismo terão que ser disputadas nas ciclovias meia boca incrustadas em vias de pouca ou quase nenhuma mobilidade urbana.

O cenário envolvendo o prefeito Rodrigo Neves e o governador Cláudio Castro apresenta contradições marcantes em relação ao futuro do Estádio Mestre Ziza (que faz parte do Complexo Caio Martins) e à candidatura da cidade para sediar os Jogos Pan-Americanos.

Por um lado, Rodrigo defende a candidatura conjunta de Niterói e Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos de 2031, destacando o potencial esportivo e os benefícios econômicos e sociais que o evento traria para a região. No entanto, a Prefeitura de Niterói anunciou planos de transformar o estádio abandonado em um parque público, com quadras esportivas e academias, além de construir um reservatório subterrâneo para resolver os problemas de alagamento na área. Essa proposta, embora voltada para o bem-estar urbano, parece contradizer a intenção de fortalecer a infraestrutura esportiva para eventos internacionais.

Por sua vez, Cláudio Castro, como gestor do estádio, mantém o discurso de que o futuro do espaço será definido pelo governo estadual, que atualmente oferece atividades esportivas no local. Sua secretaria de Esporte e Lazer já adiantou que aguarda Niterói apresentar um projeto para a obra de macrodrenagem de Icaraí, a fim de que o Estado possa “ceder temporariamente o espaço do campo”.

Apesar disso, o estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação. Essas divergências refletem uma falta de alinhamento entre as esferas municipal e estadual, dificultando a concretização de projetos que poderiam beneficiar tanto a população quanto a candidatura aos Jogos Pan-Americanos.

A disputa de competências e a ausência de um plano integrado evidenciam as contradições entre os discursos e as ações de ambos os líderes. Bem que poderiam disputar no palitinho, embaixo da estátua de Arariboia, quem tem maior cacife político, sem empatar a vida dos cidadãos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

  1. As obras de macrodrenagem no entorno do complexo esportivo do Caio Martis são essenciais, uma vez que, serão realizadas no coração ❤️ de Niterói; ou seja, darão fluidez para todo sistema viário da cidade, evitando que as enchentes decorrentes das águas pluviais e fluviais, impeçam a locomoção das pessoas através de diversas Ruas de Santa Rosa e Icaraí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *