Casimiro de Abreu, conhecido como o Poeta da Infância, falecido em 1860, aos 21 anos, em 1914 foi homenageado em Niterói com a inauguração de um busto na praça do Ingá. Até 2016, a peça de bronze ainda estava lá, meio maltratada, como mostrou na época o jornal O Globo. Em 2019, a praça foi fechada e virou canteiro de obras. E agora ninguém sabe o que aconteceu com o Casimiro dos versos “Oh! que saudades que eu tenho//Da aurora da minha vida,//Da minha infância querida//Que os anos não trazem mais!”
O prefeito Axel Grael está anunciando que a Guarda Municipal terá um efetivo de mil homens. A ampliação do contingente parece não ter a ver com a função da guarda, que é zelar pelo patrimônio público. O caso é que, para manter a disputa política com o governador Cláudio Castro pela segurança de Niterói, o aumento do número de guardas acaba parecendo marquetagem eleitoral.
O guarda municipal não tem poder de polícia. No programa Niterói Presente, ao lado de PMs, o agente se revestia de autoridade, prendendo suspeitos. Já era tempo de os agentes municipais guarnecerem melhor o patrimônio municipal, largado a própria sorte. O antigo prédio do Tribunal de Contas na Jansen de Melo, cedido ao município, já teve furtado até o elevador. Abandonado, o imóvel conhecido como Bolo de Noiva, também teve portas, janelas e verdadeiras obras de arte arquitetônica afanadas.
Outros órgãos municipais também deveriam estar zelando pelo patrimônio cultural de Niterói, como a Secretaria de Conservação (Seconser). O historiador Emmanuel de Macedo Soares enumerou e descreveu 53 deles, no livro “Monumentos Históricos de Niterói”. Não são muitos, mas praticamente todos ou estão pichados ou com o bronze azinabrado, sofrendo os efeitos da corrosão do metal. Mais sorte terá Paulo Gustavo e a personagem Dona Hermínia, que a prefeitura vai instalar em outubro no Campo de São Bento. A obra será em concreto armado, sem valor para os ladrões.
Pinheiro Junior e seu novo livro –- Fantasmas Baldios – com lançamento marcado para dezembro…
Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…
Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…
A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…
Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…
Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…