“Não tem salvação. É muita cachaça e pouca oração”, disse o Papa Francisco ao abençoar, na quarta-feira (26/5), padres brasileiros no Vaticano. Era uma piada, esclareceu a Santa Sé. Mas para não desmentir o Papa, em Niterói existe o Rei da Cachaça. Fica a uma quadra da Catedral de São João Batista, no Centro.
A loja de pingas oferece mais de 600 rótulos, muitos artesanais e de alambiques centenários. São de beber rezando, diz Miguel Paulenak degustando uma dose da Beata (foto). Essa é uma das relíquias do Rei da Cachaça. É produzida em um dos berços da bebida no Brasil, na cidade Coronel Xavier Chaves (MG), perto de Tiradentes e São João Del Rei.
A duzentos metros da cachaçaria, fiéis rezavam o terço das 18h na catedral de São João. Sobre a frase do Papa que viralizou na internet, garantiram: “Aqui o que não falta é oração”.
“Nem falta birita”, diz Miguel Paulenak no comando há três anos do Rei da Cachaça, seu primeiro e único emprego desde os 18 anos. A loja de bebidas foi criada em 2000, originalmente como Tonel & Pinga. Funcionava na Galeria Gold Star, na Rua da Conceição, de onde se mudou em 2018 para a Rua São João. As cachaças mais vendidas são as mineiras Tiziu e Claudionor; e a gaúcha Harmonie Schnaps.
Os brasileiros – nesse ponto o Papa tem razão – consomem quase toda a produção de cachaça do país. No máximo dois por cento são exportados para Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.
Bebida mais consumida fora do lar, antes da pandemia o Rei da Cachaça promovia degustações bimestrais. A produção de pinga no país foi de 399 milhões de litros, em 2020. Não fosse o coronavirus, os alambiques teriam destilado muitos litros mais. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), houve uma queda de 23,8% no consumo, no ano passado. Foi o pior resultado em cinco anos. Agora, produtores, revendedores e degustadores dão o primeiro gole para o santo, rezando para que a vida volte logo ao normal.
O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…
Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…
Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…
Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…
Segurados da Unimed Leste Fluminense são atendidos no Hospital Itaipu, na Região Oceânica de Niterói…
Miro Arantes: transformação, legado e o novo capítulo do Estaleiro Mauá Se há um nome…