Como acontece todos os anos, uma grande fila se forma, virando o quarteirão na Rua Marquês de Caxias, no Centro, confirmando uma tradição de Natal em Niterói. Essa correria vai durar até amanhã (24), antes das 15h, quando se encerrarão as vendas. Ela é formada por pessoas querendo comprar a famosa massa de bacalhau do Caneco Gelado do Mário. Trata-se de uma iguaria que faz parte da ceia natalina de muitos niteroienses.
Em geral, a massa de bolinhas de bacalhau é frita em óleo. Mas o grande chef Mário tem uma receita prática para quem quiser fazer os bolinhos em casa. Um quilo de massa e uma caixinha de creme de leite. Mistura-se tudo e coloca-se num pirex untado com azeite. Em seguida, espalha-se queijo ralado por cima. Deve ser assado no forno até ficar levemente dourada e pronta para servir.
Mário Martins Ribeiro de Carvalho, que fez ontem 83 anos, é dessas figuras raras e excepcionais que vieram de Portugal para a terra de Arariboia. Ele deixou Braga, sua terra natal, há mais de cinco décadas. Em Niterói, com seu talento gastronômico, formou uma enorme clientela no Caneco Gelado do Mário, que inaugurou há 55 anos.
É gostoso demais! Ainda não vi nenhum bolinho de bacalhau igual.
O melhor bolinho de bacalhau em Niterói é o do Mario do caneco gelado conheço desde os anos setenta.
Caneco do Mario, das antigas aquele vinho com bolinhos de bacalhau… muito bom