New here? Register. ×
×

Bolinho de bacalhau do Mário confirma tradição de Natal em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 15:56 do dia 23 de dezembro de 2022
Sobre: Massa especial
  • bacalhau do Mario
23dez
Fregueses fazem fila para levar para casa a massa de bacalhau do Mário

Como acontece todos os anos, uma grande fila se forma  na Rua Marquês de Caxias, no Centro, confirmando uma tradição de Natal em Niterói. Ela é formada por pessoas querendo comprar a famosa massa de bacalhau do Caneco Gelado do Mário, uma iguaria que faz parte da ceia natalina de muitos niteroienses.

Em geral, a massa em bolinhos moldados na palma da mão é frita em óleo. Mas o chef Mário, que ontem completou 82 anos, dá a dica de uma receita prática para quem quiser fazer em casa. Os ingredientes são um quilo de massa de bacalhau e uma caixinha de creme de leite. Mistura-se tudo para colocar num pirex untado com azeite. Em seguida, espalha-se queijo parmesão ralado por cima. Deve ser assada no forno até ficar levemente dourada e pronta para servir.

Mário Martins Ribeiro Carvalho é dessas figuras raras e excepcionais que vieram de Portugal para a terra de Arariboia. Ele deixou Braga, sua cidade natal, há mais de cinco décadas. Em Niterói, com seu talento gastronômico, formou enorme clientela no Caneco Gelado.

O tradicional bar e restaurante da Marquês de Caxias serve um cardápio variado de frutos do mar. Como petisco ou como entrada dos pratos principais, o freguês encontra pastéis e empadas de siri, camarão e lagosta, além da casquinha de siri especial.

Os peixes são feitos de diversas maneiras e servidos com acompanhamentos ao gosto do cliente que encontra, ainda, no tradicional restaurante do Centro, pratos como o risoto de camarão com ervilhas frescas. Vale a pena dar uma passada por lá antes do fim do ano para brindar a vida e a saúde com um chope bem gelado.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Bolinho de bacalhau do Mário confirma tradição de Natal em Niterói

  1. Tudo ótimo sempre sob a tutela do Mário. Frequento desde o início da década de 90 e sempre que vou à Niterói passo por lá. Já ganhou o prêmio do Comida de Buteco e a massa do bolinho é imbatível!

  2. Menino, quando liguei hoje a tarde tinha acabado a massa de bolinho tive que comprar bacalhau. Já está de molho para fazer o ninho. Mario é tudo de bom. Quando trabalhava NA PMN íamos comer bolinho todo sexta-feira e tomar aquele chapinha super gelado. Hoje estou aposentada e sem grana. Rsrsrs

    1. Uma decepção Total nesse Natal. O preço pulou de R$ 100,00 para R$ 150,00 e a qualidade caiu assustadoramente. Compramos 1 Kg e só tem batata, o bacalhau passou longe. Infelizmente toda a história de uma comida honesta e com ingredientes de 1° se foi.
      Uma pena.
      Lamentável.

Comments are closed.