Publicidade
Notícias

Boemia perde mais espaço em Icaraí

Publicidade

Reduto por muitas décadas da boemia niteroiense, o Steak House, recordista por anos em venda de chope na cidade, arriou as portas ontem pela última vez. Em seus áureos tempos ficava aberto 24 horas, sob o comando do simpático e boa praça Elton Furrier.

A casa era de estilo simples, mas servia uma comida variada, farta e de preço justo. O movimento do tradicional restaurante da Gavião Peixoto começou a cair com a  entrada em vigor da lei seca e, em seguida, com a crise econômica que vem atingindo o Estado e principalmente Niterói, conhecida como a capital do serviço público, por abrigar grande número de moradores funcionários públicos, desde quando foi sede da velha província .

O historiador Emmanuel de Macedo Soares lembra com saudade que o restaurante começou a pegar na década de 70, quando servia às quintas-feiras uma costela com aipim. O prato harmonizava bem com o chope gelado da Brahma. Depois, virou um point político da esquerda dividida em dois comitês, o dos brizolistas, na parte de trás, e dos lulistas na frente, que se enfrentavam nas ruas e nas urnas, mas ali estavam em um ambiente de relaxamento etílico, fazendo confabulações e prognósticos, cada grupo em defesa de seus candidatos e ideias.

É uma pena. Mais uma casa que reunia muita gente a toda hora, que fecha para talvez dar lugar a mais uma farmácia na cidade. No fim do ano, Icaraí perdeu dois tradicionais botequins. O Fragata’s Beer, que ficava no cruzamento da Moreira César com Pereira da Silva, e o Campeão Drink, na Comendador Queiroz, quase esquina com Rua Moreira César.

Niterói precisa fazer um movimento a favor da alegria de viver, com muito brinde à loura suada para que, assim, os hipocondríacos de plantão, que só pensam em doenças, voltem às mesas dos bares que, aliás, estão virando coisa rara na cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade