Publicidade
Notícias

Boechat eternizado ‘tocando o barco’ na Praia de São Francisco, em Niterói

Publicidade

Ricardo Boechat dará nome a um espaço de convivência no calçadão da Praia São Francisco, em frente à rua Tapuias. Lei do vereador Paulo Bagueira, aprovada na Câmara de Vereadores foi sancionada esta semana pelo prefeito Rodrigo Neves. Morador do bairro, o competente e eclético arquiteto Marcio Franco da Cruz já fez um projeto para o espaço, inspirado no bordão “toca o barco”, que o jornalista usava em seu programa matinal na BandNews.

O espaço Ricardo Boechat fica em frente ao campinho onde ele e os amigos de juventude jogavam peladas na praia. No livro “Toca o Barco “, editado pela Máquina de Livros, dentre as 22 histórias contadas por jornalistas que conviveram e trabalharam com o inigualável profissional de comunicação, esse colunista relembra quando Boechat largou todas as mordomias de uma visita a trabalho, em Paris, para não perder sua pelada em Niterói.

Por isso, o arquiteto Marcio Franco da Cruz também sugere que a placa faça menção ao “flamenguista e peladeiro, que sempre se manteve na proa do bom jornalismo”. Boechat morreu em fevereiro do ano passado em um desastre de helicóptero, em São Paulo, comovendo o Brasil e o mundo jornalístico.

Para criar o formato de um barco, o arquiteto propõe utilizar o mesmo tipo de pedra natural já utilizada no local, buscando integração com o conjunto edificado existente. O assoalho interno do recinto deverá ser revestido com porcelanato madeirado.

No centro está prevista a instalação de uma escultura representando Boechat sentado, com um pé descalço sobre uma bola e outra calçando seu chinelo. Márcio Franco da Cruz diz que Boechat “certamente odiaria” ser representado de pé, paletó e gravata sobre um pedestal. O projeto do espaço “Toca o Barco” foi entregue por Marcio ao secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, para que este leve a proposta arquitetônica ao governo municipal.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

13 horas ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade