Publicidade
Notícias

Boechat eternizado ‘tocando o barco’ na Praia de São Francisco, em Niterói

Publicidade

Ricardo Boechat dará nome a um espaço de convivência no calçadão da Praia São Francisco, em frente à rua Tapuias. Lei do vereador Paulo Bagueira, aprovada na Câmara de Vereadores foi sancionada esta semana pelo prefeito Rodrigo Neves. Morador do bairro, o competente e eclético arquiteto Marcio Franco da Cruz já fez um projeto para o espaço, inspirado no bordão “toca o barco”, que o jornalista usava em seu programa matinal na BandNews.

O espaço Ricardo Boechat fica em frente ao campinho onde ele e os amigos de juventude jogavam peladas na praia. No livro “Toca o Barco “, editado pela Máquina de Livros, dentre as 22 histórias contadas por jornalistas que conviveram e trabalharam com o inigualável profissional de comunicação, esse colunista relembra quando Boechat largou todas as mordomias de uma visita a trabalho, em Paris, para não perder sua pelada em Niterói.

Por isso, o arquiteto Marcio Franco da Cruz também sugere que a placa faça menção ao “flamenguista e peladeiro, que sempre se manteve na proa do bom jornalismo”. Boechat morreu em fevereiro do ano passado em um desastre de helicóptero, em São Paulo, comovendo o Brasil e o mundo jornalístico.

Para criar o formato de um barco, o arquiteto propõe utilizar o mesmo tipo de pedra natural já utilizada no local, buscando integração com o conjunto edificado existente. O assoalho interno do recinto deverá ser revestido com porcelanato madeirado.

No centro está prevista a instalação de uma escultura representando Boechat sentado, com um pé descalço sobre uma bola e outra calçando seu chinelo. Márcio Franco da Cruz diz que Boechat “certamente odiaria” ser representado de pé, paletó e gravata sobre um pedestal. O projeto do espaço “Toca o Barco” foi entregue por Marcio ao secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, para que este leve a proposta arquitetônica ao governo municipal.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 dia ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade