New here? Register. ×
×

Boechat eternizado ‘tocando o barco’ na Praia de São Francisco, em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 11:53 do dia 27 de novembro de 2020
Sobre: Homenagem merecida
  • Espaço Ricardo Boechat
27nov

Ricardo Boechat - Toca o BarcoRicardo Boechat dará nome a um espaço de convivência no calçadão da Praia São Francisco, em frente à rua Tapuias. Lei do vereador Paulo Bagueira, aprovada na Câmara de Vereadores foi sancionada esta semana pelo prefeito Rodrigo Neves. Morador do bairro, o competente e eclético arquiteto Marcio Franco da Cruz já fez um projeto para o espaço, inspirado no bordão “toca o barco”, que o jornalista usava em seu programa matinal na BandNews.

O espaço Ricardo Boechat fica em frente ao campinho onde ele e os amigos de juventude jogavam peladas na praia. No livro “Toca o Barco “, editado pela Máquina de Livros, dentre as 22 histórias contadas por jornalistas que conviveram e trabalharam com o inigualável profissional de comunicação, esse colunista relembra quando Boechat largou todas as mordomias de uma visita a trabalho, em Paris, para não perder sua pelada em Niterói.

Marcio Franco da CruzPor isso, o arquiteto Marcio Franco da Cruz também sugere que a placa faça menção ao “flamenguista e peladeiro, que sempre se manteve na proa do bom jornalismo”. Boechat morreu em fevereiro do ano passado em um desastre de helicóptero, em São Paulo, comovendo o Brasil e o mundo jornalístico.

Para criar o formato de um barco, o arquiteto propõe utilizar o mesmo tipo de pedra natural já utilizada no local, buscando integração com o conjunto edificado existente. O assoalho interno do recinto deverá ser revestido com porcelanato madeirado.

No centro está prevista a instalação de uma escultura representando Boechat sentado, com um pé descalço sobre uma bola e outra calçando seu chinelo. Márcio Franco da Cruz diz que Boechat “certamente odiaria” ser representado de pé, paletó e gravata sobre um pedestal. O projeto do espaço “Toca o Barco” foi entregue por Marcio ao secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, para que este leve a proposta arquitetônica ao governo municipal.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Boechat eternizado ‘tocando o barco’ na Praia de São Francisco, em Niterói

  1. O mais niteroiense dos argentinos – o qual tive o prazer de conhecer, justamente, através do Gilson Monteiro – merece, sim, as homenagens. Com certeza, esteja onde estiver, Boechat vai ficar feliz a contemplar a cidade que tanto amou e que reconhece o trabalho sério e competente praticado ao longo dos anos. E nada mais justo do que tê-lo ali eternizado num espaço de tantas disputas esportivas, filosóficas, sociais, políticas e quaisquer outras que, com certeza, tenha participado. Parabéns aos idealizadores do projeto e a Niterói por ter tido ou adotado filhos tão pródigos como Ricardo Boechat.

Comments are closed.