O Coletivo Pedal Sonoro e o Lagoa para Sempre, movimentos integrados por ativistas, esportistas, moradores, pescadores tradicionais e instituições ligadas ao meio ambiente de Niterói convidam todos para comemorar, no sábado, com saída do Cafubá, a semana do meio ambiente com uma Bicicletada Musical em um circuito de descobrimento de novas e esquecidas paisagens.
A concentração das bicicletas será na Rótula do Cafubá, com saída prevista para 10h15 de sábado, dia 8. De lá, o grupo seguirá em direção a “Praça do para-pente” (Lagoa de Piratininga), Canal de Camboatá (Mangue de Itaipu), Pomar e Horta Comunitária AMaravista (Área Brejo Itaipu), Quintal dos Pescadores Tradicionais de Itaipu, Lagoa de Itaipu e a Associação de Windsurf de Niterói (Camboinhas).
Os participantes vão passar também pelos sítios arqueológicos símbolo da pré-história brasileira, o Sambaqui Duna Grande e o território que foi devastado pelos empreendimentos imobiliários, Duna Pequena e Sambaqui Camboinhas.
Os detalhes estão neste link: https://www.facebook.com/events/326834251331326/
O Diretor Presidente da União de Ciclistas do Brasil, André Soares, lembra que a mobilidade ativa é um instrumento chave para o combate à poluição: “A bicicleta é um veículo que, além de não emitir poluentes atmosféricos durante o deslocamento, possui uma cadeia produtiva mais branda e exige muito menos infraestrutura viária do que aquela destinada ao modelo baseado no transporte motorizado individual, cuja construção e manutenção é onerosa e ambientalmente impactante”, destacou.
Ele lembra que os ciclistas também estão menos sujeitos aos danos dos poluentes do que os próprios motoristas. Uma via de mão dupla: cuidando ao mesmo tempo da própria saúde e da saúde do planeta.
Seja bem-vindo/a!
A Bicicletada tem o apoio de:
Amaravista; Associação de Windsurf de Niterói; BEM Biblioteca Comunitária do Engenho do Mato; MAI – Museu de Arqueologia de Itaipu; Ponto Org; Quintal dos Pescadores de Itaipu; UCB – União de Ciclistas do Brasil; ONU Meio Ambiente.
Bacana, apesar do trágico retrocesso da politica ambiental do governo federal, a organização comunitária em Niteroi avança reduzindo as “pegadas de carbono” com o ciclismo como uma das formas de substituição dos carros e militando pela conservação e uso sustentável dos recursos naturais!
Super bacana este evento!!!! Estaremos lá!!!!! \o/