New here? Register. ×
×

Barcas, com horário reduzido, circulam lotadas durante o pico da pandemia

Escrito por Gilson Monteiro às 12:13 do dia 3 de março de 2021
Sobre: Rio-Niterói
  • barcas lotadas
03mar

barcas lotadasPelo alto-falante, a CCR Barcas informa aos passageiros que, para atender normas do governo estadual de combate à pandemia, a travessia Rio-Niterói passou a ser feita de hora em hora. Mas apesar de o país registrar um novo pico da Covid, com 1.726 mortos nesta terça-feira (02/03), o que se via era muita aglomeração (foto) na estação e no acesso às embarcações, que saiam lotadas, com passageiros em pé.

Antes das mudanças, as barcas deixavam as estações de 15 em 15 minutos nos horários de pico e de uma em uma hora à tarde (a partir das 10h30m). Os novos horários, que prejudicaram os usuários e aumentaram o risco de contaminação, foram autorizados pela Secretaria de Transportes do Estado e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias (Agentransp). Os catamarãs da linha de Charitas continuam parados.

– Cheguei na Estação Araribóia às 9h55m para pegar a barca das 10h. O bilheteiro me informou que a próxima lancha, a Ingá II, só sairia às 10h30m. O embarque foi um horror de aglomeração, inclusive entre os idosos que têm preferência no embarque. Um absurdo reduzir os horários em plena pandemia – lamentou a funcionária pública Priscila Montenegro. Ela mora no Fonseca, trabalha no Centro do Rio e disse que vai denunciar o problema ao Ministério Público do Rio e ao Procon.

As cenas de aglomeração no embarque se repetiram dentro da Ingá II e na volta de Priscila para casa, no fim da tarde. As saídas das estações da Praça Quinze e da Praça Arariboia passaram para intervalos de 30 minutos das 5h30m às 9h e das 16h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados o intervalo é de uma hora.

A aglomeração foi facilitada pela autorização da Secretaria de Transportes de permitir a lotação completa das embarcações (antes eram proibidos passageiros em pé). O estado alega que autorizou a mudança porque houve uma queda de 75% no número de passageiros devido à pandemia.

Na estação dos catamarãs de Charitas, até o flutuante de embarque e desembarque foi retirado pela CCR Barcas. O local está fechado desde o ano passado, sem previsão de retorno, nem mesmo em horários reduzidos. Sem o serviço, a estação do BHLS (terminal de ônibus) caiu em desuso. A garagem subterrânea de Charitas, que foi construída sob protestos dos moradores, também perdeu a serventia.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Barcas, com horário reduzido, circulam lotadas durante o pico da pandemia

  1. Um absurdo. Em pleno aumento de casos de covid e poucas vagas de UTI, aumentam o intervalo de travessia. Todos os dias barcas saindo lotadas, com pessoas em pé sem nenhum distanciamento. Verdadeira aglomeração

  2. É um absurdo! Faço essa travessia eventualmente e os passageiros ainda ajudam a disseminar, sentam juntos, mesmo tendo espaço, um absurdo essa situação das barcas com restrição de horário.

  3. Não sabemos o que fazer ,infelizmente estamos num fogo cruzado pandemia versos governos o povo acuado só existe uma solução vamos lutar pelos nossos direitos. Acorda políticos vocês estão matando a população.

Comments are closed.