O prefeito de Niterói, Axel Grael, está em Dubai, nos Emirados Árabes, participando da Conferência do Clima COP28, que vai até o dia 12 de dezembro. Enquanto isso, obras se arrastam na cidade, como a reforma do Médico de Família do Morro do Palácio, no Ingá, com ordem de início dada em 20 de maio do ano passado, mas que somente começou em outubro último.
Moradores que precisam de atendimento nesse posto são mandados para a Rua Lara Vilela, ao lado do Clube Português, onde o Médico de Família está instalado nos fundos de uma igreja metodista, há mais de dois anos esperando pela reforma do prédio inaugurado em 1992 por Fidel Castro, num dos acessos ao Morro do Palácio.
Como não tem geladeira apropriada para estocar vacinas na sede provisória, os agentes de saúde não fazem nenhuma aplicação ali na Lara Vilela. Mandam as pessoas para a Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil.
Para anunciar a ordem de início dessa reforma, Grael reuniu um time de futebol no mesão de seu gabinete, mas ele próprio só apareceu no telão da sala. Participou online da reunião em que juntou 11 pessoas, dentre elas quatro de seu estafe formado por 65 secretários. Era o dia 20 de maio, e desde então, a obra “iniciada” atrasou um ano e cinco meses logo de saída. Na placa a empreiteira informa que a obra vai custar R$ 393 mil e que o início dos serviços foi em 19 de outubro.
Obras arrastadas são uma marca que Grael está legando aos 450 anos de Niterói. São dezenas delas, como as da pavimentação de ruas do Engenho do Mato e da drenagem da Avenida Silvio Picanço, em Charitas. Mas para viajar, Grael não tem poupado esforços. Este ano já foi aos Estados Unidos e à França. De 25 de abril a 4 de maio, passou doze dias em Denver e em Nova York, e de 13 a 20 de outubro foi para Bordeaux (na França). À Câmara de Vereadores justificou que fora convidado a participar da Cúpula das Cidades das Américas, de um fórum de tecnologia e desenvolvimento sustentável e, na terra do vinho, de um seminário sobre serviços digitais.
Agora em Dubai, sua excelência diz ter ido para falar sobre sua Secretaria do Clima. “Vamos compartilhar todas as políticas públicas que a gente está desenvolvendo e que contribuem para resolver os problemas da cidade e do mundo”, descreveu nas redes sociais. Ano passado, ele também viajou para a COP27, que aconteceu no Egito.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…