New here? Register. ×
×

Axel Grael viaja para Dubai enquanto obras se arrastam em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 09:13 do dia 1 de dezembro de 2023
Sobre: Prefeito no ar
01dez
A placa diz que a reforma do Médico de Família do Morro do Palácio deverá durar 150 dias.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, está em Dubai, nos Emirados Árabes, participando da Conferência do Clima COP28, que vai até o dia 12 de dezembro. Enquanto isso, obras se arrastam na cidade, como a reforma do Médico de Família do Morro do Palácio, no Ingá, com ordem de início dada em 20 de maio do ano passado, mas que somente começou em outubro último.

Moradores que precisam de atendimento nesse posto são mandados para a Rua Lara Vilela, ao lado do Clube Português, onde o Médico de Família está instalado nos fundos de uma igreja metodista, há mais de dois anos esperando pela reforma do prédio inaugurado em 1992 por Fidel Castro, num dos acessos ao Morro do Palácio.

Como não tem geladeira apropriada para estocar vacinas na sede provisória, os agentes de saúde não fazem nenhuma aplicação ali na Lara Vilela. Mandam as pessoas para a Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil.

Para anunciar a ordem de início dessa reforma, Grael reuniu um time de futebol no mesão de seu gabinete, mas ele próprio só apareceu no telão da sala. Participou online da reunião em que juntou 11 pessoas, dentre elas quatro de seu estafe formado por 65 secretários. Era o dia 20 de maio, e desde então, a obra “iniciada” atrasou um ano e cinco meses logo de saída. Na placa a empreiteira informa que a obra vai custar R$ 393 mil e que o início dos serviços foi em 19 de outubro.

Obras arrastadas são uma marca que Grael está legando aos 450 anos de Niterói. São dezenas delas, como as da pavimentação de ruas do Engenho do Mato e da drenagem da Avenida Silvio Picanço, em Charitas. Mas para viajar, Grael não tem poupado esforços. Este ano já foi aos Estados Unidos e à França. De 25 de abril a 4 de maio, passou doze dias em Denver e em Nova York, e de 13 a 20 de outubro foi para Bordeaux (na França). À Câmara de Vereadores justificou que fora convidado a participar da Cúpula das Cidades das Américas, de um fórum de tecnologia e desenvolvimento sustentável e, na terra do vinho, de um seminário sobre serviços digitais.

Agora em Dubai, sua excelência diz ter ido para falar sobre sua Secretaria do Clima. “Vamos compartilhar todas as políticas públicas que a gente está desenvolvendo e que contribuem para resolver os problemas da cidade e do mundo”, descreveu nas redes sociais. Ano passado, ele também viajou para a COP27, que aconteceu no Egito.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

12 thoughts on “Axel Grael viaja para Dubai enquanto obras se arrastam em Niterói

  1. Gilson,
    Também não concordo com a forma como Niterói está sendo administrada. Não sei para quem você faz campanha. Mas acho que insuflar ódio nos seus leitores, “atirando” em atividades de lazer do prefeito ou de representação do município, não ajuda em nada a melhorar a situação da cidade.
    Pior ainda, quando você contrapõe os problemas da cidade à realização de shows.
    Dá vez a críticas dos que não consideram arte e cultura como essenciais à vida, por isso um direito.
    Acho justo que você faça campanha para seus nomes de preferência para a próxima gestão. E inclua Cultura nas necessidades, porque é, através dela, que valorizamos quem somos.
    Em tempo, parabéns pela forma como você retrata figuras de destaque da cidade, como Dr. Agnaldo e Seu Antonio.
    Abs,

    1. sua resposta muito bem escrita, mas não é verdade. Ao menos o Gilson tras luz para o problemas da cidade, muita mal governada por um prefeito pifio, mal carater, e este desgoverno não começou com o grael. Sou nascido e criado em Niteroi, não tenho automovel, nem moro na zona sul da cidade, que diga-se, esta também abandonada. Cultura e arte, quer ver cultura e arte? Frequente o centro de niteroi, artistas solitários nos bares, cantando pelo almoço do dia seguinte, etc….Mais posso escrever, mas é uma verdade que não querem ver.

  2. Todos os atrasos das obras em Niterói, começam e terminam na EMUSA !!!! `Primeiro por empresas desqualificadas, mas apadrinhadas nas licitações e segundo, fatalmente os atrasos geram aditivos !!!

  3. Não concordo que a incompetência seja por conta de viés ideológico. Niteroi já teve outros prefeitos igualmente incompetentes e com propostas de liberalismo econômico e viés de direita e que nada fizeram pela cidade. Só governavam psra as áreas nobres da cidade.

  4. Niterói há décadas é governada pela esquerda ( PT/PDT) . Sempre com a marca da incompetência de um município que arrecada muito e executa muito mal seu orçamento . Fora as máfias agregadas . Que na próxima eleição o eleitor deixe o voto ideológico irracional na esquerda e vote com inteligência. Rodrigo Neves e Grael nunca mais !!!!!!!

  5. Se não fosse essa MÁFIA que existe aqui há anos seria a primeira em qualidade de vida das Américas. Tem dinheiro, tamanho e belezas para isso mas sua população ainda não aprendeu a votar. Tem que haver alternância no poder. É o primeiro passo.

  6. Devia viajar para outra Galáxia, e não aparecer mais em Niterói!!!!!
    Enquanto isto, o colégio municipal do Caramujo, não tem merenda, professores e acabaram os projetos sociais e cursos de extensa em convênios com outras instituições!!!

  7. Dona Luiza Mendonça que foi uma dedicada Presidente da Associação de Moradores do Morro do Palácio e que zelava por este Médico de Família como se fosse um filho, deve estar se revirando no túmulo.

    1. Ele está fazendo a farra com o dinheiro público. Os serviços públicos estão ruins. Infelizmente ele deve se reeleger,pois a grande parte da população e media pra cima. E pra eles da zona sul e região oceânica ele está fazendo e, eles não dependem de serviços públicos. A não ser o trânsito. Ele liberou os dois corredores ( Alameda e Feliciano Sodré) de ônibus da cidade para os carros, quem andam de ônibus é pobres.

  8. Já deve tá no 5 passaporte de tanto que viaja! Perigo é ele decidir comprar um jato com recursos da prefeitura para facilitar seus deslocamentos pelo mundo.
    Prefeito Nômade que trabalha em qualquer lugar em prol de Niterói!

Comments are closed.