O filme “Aumenta que é Rock’n Roll”, que conta a história da Rádio Fluminense FM, de Niterói, vai estrear nos cinemas no dia 25 de abril. O enredo é baseado no livro “A Onda Maldita – como nasceu a Fluminense FM”, do jornalista e radialista Luiz Antonio Mello, cofundador da rádio.
Todas as cenas do longa metragem foram gravadas em Niterói, como a Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, a Avenida Amaral Peixoto, praia de Itacoatiara e até no presídio Edgard Costa em cenas criadas pelo roteirista L.G. Bayão.
Tendo como protagonistas os atores Johnny Massaro (que interpreta Luiz Antonio) e Marina Provenzzano, que vive uma locutora, o filme é dirigido por Tomás Portella. A produção executiva é de Renata Almeida Magalhães, parceira de Cacá Diegues na Luz Mágica Produções.
A Rádio Maldita
O filme não é uma biografia, mas dramatiza alguns momentos reais como o passo a passo do nascimento de um dos veículos de comunicação mais influentes da década de 1980 no Brasil: a Rádio Maldita.
Conta a luta de Luiz Antonio Mello e do amigo e colega Samuca Wainer (1955-1984) para conseguirem colocar a Maldita no ar, um projeto que começou a ser desenhado em meados de 1981. A história é regada pelo humor e pelo absurdo que arrancam boas gargalhadas.
A rádio entrou no ar em 1 de março de 1982 e foi dirigida por Luiz Antonio até 1 de abril de 1985. Seguindo o livro, o filme “Aumenta que é Rock and Roll”, o filme também termina no começo de 1985.
Conhecida por tocar os clássicos do rock brasileiro, um gênero musical que não tinha espaço nas rádios, o longa mostra a equipe de produtores e locutores fazendo de tudo para manter a rádio no ar.
Apresenta a rotina de uma equipe de jovens produtores, repórteres e locutores que se desdobraram para manter a Maldita no ar, conhecida como a rádio que ajudou a consolidar o rock brasileiro, lançando muitas bandas e fazendo uma revolução no texto e na fala do chamado rádio jovem.
A direção musical é assinada pelo próprio Luiz Antonio Mello (quase 40 trechos de músicas foram incluídas) e a trilha sonora foi composta por Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana.
Para as bandas que se formavam no inicio da década de 80 de Rock no Brasil, sem dúvidas a Maldita, foi fundamental para para o sucesso delas e do rock brasileiro !!!! ISSO É INEGAVEL !!!!
Mais não podemos esquecer o grande Bic Boy, radio Mundial 860, o qual na década de 70 trazia as melhores musicas do rock internacionais o qual entendo ter influenciado, as bandas brasileiras de Rock !!!!
A fluminense me marcou muito pois era uma das poucas rádios que tocavam rock. A rádio JB AM, teve uma época que tocava música contemporânea as 4horas da tarde e teve outra que agora esqueci comprada pela Globo que também tocava rock.Selma Boiron, Monika Venerabile, e aquela que apresenta esportes na Record, desculpe, esqueci o nome, pô, o jeito de elas darem o recado e era rifle certo tocar a música que você estava procurando, LED Zeppelin,. Black sabbath, ministry, Dead muito obrigado
Antes havia a Rádio Eldorado (ELDO POP), anos 1975 senão me engano era 98,1 mghz, onde tudo começou!
Maravilha!!
Aguardando ansioso para assistir no telão, esta importante e marcante obra.
👍🏽👏🏾👏🏾👏🏾🙏🏼
Já não era sem tempo. Símbolo e influência da geração 1980, a Maldita fez história e precisava ser contada.
Maravilha vem por Reserva cultural.