A atriz niteroiense Nicole Cordery faz sua estreia literária lançando o livro Cadernos de Viagem Herdados. Com ilustrações de Rita Carelli, Nicole apresenta um misto de romance com crônicas de viagem. O livro traz a história de uma mulher que recebe nove cadernos que haviam pertencido à sua prima. Relatavam dezenas de viagens que a prima queria publicar para incentivar outras mulheres a se lançar pelo mundo. O projeto, no entanto, esbarra na morte precoce da prima por Covid-19 – o vírus que mudaria radicalmente a forma como as pessoas viajam.
O lançamento será dia 27 de maio, às 19h30m, na Livraria Travessa Niterói, em Icaraí, pelo selo da Editora Claraboia. Cordery é natural de Niterói, e se formou como atriz na CAL, em 1996. Com espírito nômade, foi para São Paulo em 2000 – ano em que entrou para o Grupo Tapa. Seis anos depois mudou-se para Paris, lá cursou a École Jacques Lecoq e fez mestrado em Estudos Teatrais na Sorbonne Nouvelle. No intervalo entre uma produção e outra, durante seu confinamento em 2020, finalizou Cadernos De Viagem Herdados.
O livro é composto por diversas crônicas, com as memórias viajantes da prima por diversos países, como também por cidades brasileiras. As histórias se entrelaçam com as memórias da prima falecida, como também com as memórias da infância da personagem que recebe os cadernos.
A herdeira das cartas relembra a prima criança numa festa junina na casa da família em Teresópolis, ou ainda adolescentes no Carnaval com os amigos em Ouro Preto, ao som de Caetano e Cartola. Há também o relato da mulher que bate-boca com um motorista argentino que a impede de usar o banheiro do ônibus. Essas e muitas outras histórias revelam uma mulher divertida, melancólica e ao mesmo tempo, livre e com sede de descobrir o mundo.
Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…
Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…
A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…
Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…
Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…
Carnês do IPTU/2026 de Niterói vão ser distribuídos pela internet aos contribuintes / Ilustração: Betovens…