Publicidade
Notícias

Atriz niteroiense estreia como escritora com histórias de viagem

Publicidade
Nicole vai lançar seu livro na Livraria Travessa, em Icaraí

A atriz niteroiense Nicole Cordery faz sua estreia literária lançando o livro Cadernos de Viagem Herdados. Com ilustrações de Rita Carelli, Nicole apresenta um misto de romance com crônicas de viagem. O livro traz a história de uma mulher que recebe nove cadernos que haviam pertencido à sua prima. Relatavam dezenas de viagens que a prima queria publicar para incentivar outras mulheres a se lançar pelo mundo. O projeto, no entanto, esbarra na morte precoce da prima por Covid-19 – o vírus que mudaria radicalmente a forma como as pessoas viajam.

O lançamento será dia 27 de maio, às 19h30m, na Livraria Travessa Niterói, em Icaraí, pelo selo da Editora Claraboia. Cordery é natural de Niterói, e se formou como atriz na CAL, em 1996. Com espírito nômade, foi para São Paulo em 2000 – ano em que entrou para o Grupo Tapa. Seis anos depois mudou-se para Paris, lá cursou a École Jacques Lecoq e fez mestrado em Estudos Teatrais na Sorbonne Nouvelle. No intervalo entre uma produção e outra, durante seu confinamento em 2020, finalizou Cadernos De Viagem Herdados.

O livro é composto por diversas crônicas, com as memórias viajantes da prima por diversos países, como também por cidades brasileiras. As histórias se entrelaçam com as memórias da prima falecida, como também com as memórias da infância da personagem que recebe os cadernos.

A herdeira das cartas relembra a prima criança numa festa junina na casa da família em Teresópolis, ou ainda adolescentes no Carnaval com os amigos em Ouro Preto, ao som de Caetano e Cartola. Há também o relato da mulher que bate-boca com um motorista argentino que a impede de usar o banheiro do ônibus. Essas e muitas outras histórias revelam uma mulher divertida, melancólica e ao mesmo tempo, livre e com sede de descobrir o mundo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

3 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade