Publicidade
Categories: Sem categoria

Ato em Icaraí cobra fim da violência

Publicidade

Um ato público pela paz em Niterói está marcado para acontecer neste sábado (23/09) às 10h, na Alameda Carolina, a rua onde foi esfaqueada e morta a aposentada Maria Alcina Gil, esta semana. O protesto está sendo convocado pela Associação dos Moradores do Morro de Santa Teresa (Ammost) que reúne ruas desse subbairro de Icaraí, onde morava a vítima.

Para o antropólogo Lenin Novaes, professor do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), para frear tanta violência “a única saída é a integração de todas as polícias, juntando seus conhecimentos e deixando de competir entre si; têm que agir de forma integrada, cada um em sua área de atuação”.

O especialista em segurança ressalta que a Guarda Municipal poderia contribuir muito também, sem precisar estar armada, como pretende o prefeito Rodrigo Neves.

— A Guarda Municipal pode ter um papel fundamental, pois desarmada estará mais perto do cidadão. Os cerca de 500 guardas municipais de Niterói poderiam ser espalhados por todos os bairros para observar e receber informações de moradores sobre fatos e pessoas estranhas que estejam circulando na área. Mais perto da comunidade, gerando confiança e empatia, os guardas repassariam essas informações à Polícia Militar – propõe Lenin Novaes.

Lembra que “a PM tem muita rotatividade de soldados, que são transferidos de um município para outro, prejudicando assim uma convivência maior com a comunidade. Noto que os agentes, em geral, não estão preocupados com o cotidiano, e sim com fatos que já aconteceram. Já a Polícia Civil, por sua vez, deve cuidar com mais ênfase da investigação criminal”, diz o professor.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

18 horas ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

1 semana ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade