New here? Register. ×
×

Assustada com lockdown em Niterói, população corre aos bancos e mercados

Escrito por Gilson Monteiro às 17:17 do dia 8 de maio de 2020
Sobre: Filas por toda cidade
08maio

Uma corrida aos bancos e supermercados na tarde desta sexta-feira (08/05) é a primeira consequência da decisão do prefeito Rodrigo Neves de decretar o lockdown em Niterói. É grande a fila de carros e de pessoas na porta da filial do Mundial, em Santa Rosa. No Centro, muitas filas também estão formadas a partir da porta de agências bancárias da Amaral Peixoto, e dão voltas pelo quarteirão (veja o vídeo feito por um leitor da Coluna).

O anúncio do lockdown feito pelo prefeito de Niterói em “live” nas redes sociais acabou estimulando o clima de incerteza sobre a medida que, em português claro, significa “confinamento”.

lockdownFaltou Rodrigo Neves enfatizar melhor, para evitar o pânico da população, que as medidas restritivas, a vigorar de 11 a 15 de maio, não impedem a ida das pessoas a estabelecimentos autorizados a funcionar, como mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis.

Os supermercados de Niterói estão restringindo o acesso de clientes cumprindo outro decreto municipal (n° 13.536/20).  Pelo artigo 2°, o prefeito determina que “a entrada de pessoas nos estabelecimentos que comercializam medicamentos e gêneros alimentícios, como farmácias, supermercados, mercados, padarias e similares, independentemente do horário, não poderá superar a proporção de 5 (cinco) pessoas para cada caixa disponível para atendimento.”

 

 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

15 thoughts on “Assustada com lockdown em Niterói, população corre aos bancos e mercados

  1. Boa tarde srs!

    Sabemos que São Gonçalo infelizmente há muito tempo não tem um prefeito de verdade, o atual como todos nós sabemos, apesar de ser de uma família rica é um irresponsável que vive na praia das pedrinhas.
    1: O povo de Niterói foi questionado se era a favor ou contra dessa doação a um prefeito irresponsável?
    2: Quem fiscalizará o efetivo uso do dinheiro niteroiense em São Gonçalo?
    3: Porquê nós niteroiense não fomos lá e aplicamos o benefício com obras efetivas?
    4: porque não concluir o hospital em Alcântara projetado para o fim médico, foi desprezado em prol de um gasto milionário provisório no clube Tamoio com custo mensal de aluguel?
    5: Temos que deixar essa ideologia de partidos e pensar no povo, esse hospital de Alcântara está inconcluido há 8 anos, será talvez por que foi feito por outro prefeito de outro partido?
    6:Sou nascido e resido em Niterói há 74 Anos!

    1. Esse hospital em Alcântara é público ou privado? Caso seja privado, não deve receber nenhum investimento público neste momento; um centro médico provisório e TOTALMENTE PÚBLICO é mais indicado neste momento.

  2. Mas quem soube ler e interpretar corretamente o decreto, entendeu que tais estabelecimentos continuarão abertos. Está escrito. Pra quem já estava respeitando o isolamento, permanece o mesmo esquema. Pra quem não estava, gera o caos. A ignorância do ser humano é incrível!

    1. Você tem alguma coisa contra a prefeitura de Niterói, que arrecada mais do que gasta, ajudar com recursos financeiros nossos vizinhos de São Gonçalo, que não tem a mesma “sorte”? Você tem alguma coisa contra a ajuda financeira de caráter humanitário?

      1. Isso não é ajuda humanitária, o interior do Rio não tem respiradores mas também não tem muitos votos. Como eu falei pode deixar ele daqui a dois anos ele estará fazendo carreata lá. É só interesse

      2. Jamais, sou contra a ajudar o próximo, mas esse dinheiro pertence a Niterói. Pergunto: quem vai fiscalizar a correta aplicação desse recurso! São Gonçalo. Infelizmente, entra e sai prefeito e o cenário de abandono é descaso persiste, tais como esgoto a céu aberto, buracos que fazem aniversários, falta de sinalização e por aí vai.
        Será que o atual prefeito vai mudar da noite para o dia e OLHAR para a cidade e seu povo?

    2. Prezado (a) Ve , lamento profundamente sua desinformação notória em seu comentário !!! O prefeito de Niterói tem feito tudo que pode para reduzir o impacto dessa pandemia em nossa cidade . Cujos resultados tem sido extremamente positivos , comparados com outras cidades do Estado do Rio .
      Alugou 3 hotéis na cidade , sendo 2 para a turma da linha de frente dos hospitais , para não contaminarem seus familiares e 1 para pessoas carentes em isolamentos ,
      Também arrendou por 1 ano hospital particular , novinho e sem uso , com capacidade de até 140 leitos de UTI .
      Higienizou , com tecnologia chinesa , toda a cidade , incluso as comunidades carentes .
      Junto Niterói e Maricá doaram 90 Milhões de Reais ( 45 cada ) , para São Gonçalo fazer Hospital de campanha no Clube Mauá , evitando dessa maneira a velha politica de Saúde Publica de São Gonçalo em comprar ambulâncias e despejar pacientes em Niterói e Rio !!!
      Diante da omissão do Prefeito de São Gonçalo , que nada fez no combate a contaminação , também vem HIGIENIZANDO OS BAIRROS DE SÃO GONÇALO !!!

      Somados as barreiras sanitárias , tudo que ele quer é proteger a população de Niterói !!! O RESTO SÃO TEORIAS SEM FUNDAMENTAÇÃO !!!

      1. Some-se a isso o fato de haver uma enorme movimentação de moradores de São Gonçalo para Niterói, ou por trabalharem por aqui, ou por ser caminho para o Rio. Assim, é interesse da administração local que haja um mínimo de controle em São Gonçalo, sob pena de expor a saúde dos niteroienses à mais riscos.

  3. Porque o sr prefeito nao providenviou os testes para a população? Está gastando rios de dinheito com a devida anuencia dos senhores vereadores e nao cogitou siquer os testes do virus PORQUE????

Comments are closed.