Niterói, com uma das maiores concentrações de médicos por habitante (um para cada grupo de mil habitantes), foi pioneira em alguns procedimentos, sempre contando com profissionais de ponta que se destacam nas mais diversas especialidades no Brasil.
Saiu daqui o médico Marcolino Gomes Candau, único brasileiro a presidir a Organização Mundial de Saúde, sendo reeleito por quatro vezes. Foi o clínico Geraldo Chini o introdutor da alimentação parenteral no Estado do Rio. A cirurgia cardíaca teve grande avanço na cidade, com a vinda a Niterói do pioneiro paulista Dr. Zerbini, e com Washington Rego Pinto e Geraldo Ramalho mostrando novas técnicas cirúrgicas neste campo.
O cirurgião Mario Monteiro de brilhante atuação nos campos da Segunda Guerra Mundial foi condecorado por sua bravura e dedicação à recuperação dos soldados brasileiros na Itália.
A Casa de Saúde Niteroiense, fundada em 1859 por José Martins Rocha e João Cruz Pimentel, foi uma das primeiras do RJ.
A igrejinha onde vai ser celebrada a missa foi construída em 1969, com o apoio de um grupo de médicos quando Waldenir Bragança presidia a AMF. Foi levantada numa parte do terreno doado pelo governador Geremias Fontes para a entidade.
Hoje, a Capela de São Lucas tem como pároco o monsenhor Elidio Robaina, que celebrará a cerimônia sobre as benções de São Lucas, padroeiro da classe médica.
Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…
Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…
Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…