A menos de dez dias para o Natal, as enormes árvores natalinas voltam a causar preocupação em Niterói e, agora, em Maricá. A primeira foi interditada às 16h30m, quando rajadas de vento a deixaram torta. A segunda desabou na Lagoa de Araçatiba matando um operário e ferindo dois.
Às 19h10m, a prefeitura de Niterói determinou a desmontagem da estrutura natalina na Praça do Rádio Amador, serviço pelo qual está pagando mais de R$ 9 milhões à microempresa Word Efeittos sediada em Petrópolis.
A árvore de Niterói havia sido inaugurada na semana passada em São Francisco, o mesmo local onde, em 2023, a Estrutend Estruturas para Eventos viu seu trabalho ruir. Agora, essa empresa tem outra árvore derrubada às vésperas das festividades natalinas, desta vez em Maricá. Nesta segunda-feira (16), a estrutura flutuante de 56 metros desabou sobre trabalhadores durante a breve tempestade que atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O incidente resultou na morte de uma pessoa e feriu outras duas.
A árvore flutuante de Natal em Maricá, uma das principais atrações turísticas do município, seria inaugurada nesta quarta-feira (18). O espaço, que contaria com um deck e acessibilidade para fotografias próximas à árvore, também sediaria o espetáculo das Águas Dançantes na quinta-feira (19). O contrato, firmado no último dia 13 com a Secretaria de Turismo daquela cidade, prevê um pagamento de R$ 19.891.560,00.
Em Niterói, a prefeitura informou haver tomado precauções para evitar a repetição dos incidentes anteriores. Foi montada uma base de concreto para a empresa Word Efeittos Ltda armar a ferragem da árvore natalina, buscando garantir maior segurança contra temporais. Em 2023, a Estrutend havia utilizado tocos de madeira para apoiar sua árvore, atribuindo a queda a uma ventania.
O desabamento da árvore de Natal de São Francisco em 2023 tornou-se um caso de polícia. A prefeitura de Niterói, que há tempos contrata a Estrutend para montagens milionárias de árvores e palcos para shows, como o que desabou em Icaraí em 18 de novembro daquele ano, isentou-se da responsabilidade técnica pelo serviço. Menos de doze meses após o incidente, o inquérito foi arquivado.
Em nota publicada no Facebook, a prefeitura de Niterói informou o seguinte: “A Defesa Civil de Niterói determinou a desmontagem da Árvore de Natal e outras instalações natalinas na Praça Rádio Amador, em São Francisco, depois que fortes ventos de mais de 80km/h atingiram a região e causaram avarias em algumas das estruturas, na tarde desta segunda-feira (16). Embora a base da estrutura da árvore não tenha sofrido danos, em decisão preventiva, o trabalho de desmonte já começou e está sendo realizado pela empresa contratada.“
Manifestantes ocupam calçada em frente a prédio da União (à direita) que querem transformar em…
Vereadores de Niterói aumentam seus subsídios em 20,2% A poucos dias de transmitir o cargo…
Rodrigo Neves, em Niterói, e Washington Quaquá, em Maricá, assumirão no dia 1° de janeiro…
Quem viu Francisco por aí? Sumiço da marionete está deixando menino muito triste / foto:…
José Maria com o amigo Roberto Miranda, artilheiro da história gloriosa do clube da Estrela Solitária…
Lei que obriga condomínios a instalar carregadores para veículos elétricos tem constitucionalidade julgada pelo TJ/RJ…
View Comments
A pura verdade, que nenhuma prefeitura municipal, em especial na Defesa Civil, possuem Engenheiros ou Arquitetos formado em Perito de Avaliações e Pericias de Engenharia Legal e muito menos profissionais de Gerenciamento de Risco !!!
É inaceitável não elaborarem um Laudo Pericial, ao final da obra !!!
Os prefeitos responsáveis pelas árvores de Natal em Maricá e em Niterói deveriam ser punidos pela imprudência e pelo prejuízo aos cofres públicos, antes do encerramento dos seus governos, no fim do ano. E, no caso de Maricá, ainda ser responsabilizado pela morte e pelos danos físicos às vitimas.
é impressionante a incapacidade técnica dessas empresas, e agora quem vai pagar o prejuízo?
Se ano passado já ocorreu problemas nas árvore de Niterói, por que gastar quase 10 milhões para montar uma árvore por 4 dias e após uma ventania a defesa civil determinar a desmontagem? Não era mais fácil um estudo antes junto a defesa civil? Gastou uma grana novamente por nada! Faz uma super decoração ao estilo campo são bento na praça rádio amador, sem estruturas babilônica. Olha o local, vai ter ventania sempre.
O curioso é que a figura da arvore, um cone geometrico, representa sobretudo estabilidade uma vez que a base é ampla e a superficie superior, onde atuam forcas laterais, como a do vento, é sensivelmente menos representativa em area de contato.
"Os que confiam no senhor sao como os montes de siao, nao se abalam, mas permanecem para sempre"