Publicidade
Notícias

Árvores de Natal gigantes preocupam. A de Niterói fica torta e a de Maricá mata um

Publicidade
Em Maricá, árvore tomba na Lagoa de Araçatiba; em Niterói, estrutura gigante aderna na praça de São Francisco

A menos de dez dias para o Natal, as enormes árvores natalinas voltam a causar preocupação em Niterói e, agora, em Maricá. A primeira foi interditada às 16h30m, quando rajadas de vento a deixaram torta. A segunda desabou na Lagoa de Araçatiba matando um operário e ferindo dois.

Às 19h10m, a prefeitura de Niterói determinou a desmontagem da estrutura natalina na Praça do Rádio Amador, serviço pelo qual está pagando mais de R$ 9 milhões à microempresa Word Efeittos sediada em Petrópolis.

A árvore de Niterói havia sido inaugurada na semana passada em São Francisco, o mesmo local onde, em 2023, a Estrutend Estruturas para Eventos viu seu trabalho ruir. Agora, essa empresa tem outra árvore derrubada às vésperas das festividades natalinas, desta vez em Maricá. Nesta segunda-feira (16), a estrutura flutuante de 56 metros desabou sobre trabalhadores durante a breve tempestade que atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O incidente resultou na morte de uma pessoa e feriu outras duas.

A árvore flutuante de Natal em Maricá, uma das principais atrações turísticas do município, seria inaugurada nesta quarta-feira (18). O espaço, que contaria com um deck e acessibilidade para fotografias próximas à árvore, também sediaria o espetáculo das Águas Dançantes na quinta-feira (19). O contrato, firmado no último dia 13 com a Secretaria de Turismo daquela cidade, prevê um pagamento de R$ 19.891.560,00.

Em Niterói, a prefeitura informou haver tomado precauções para evitar a repetição dos incidentes anteriores. Foi montada uma base de concreto para a empresa Word Efeittos Ltda armar a ferragem da árvore natalina, buscando garantir maior segurança contra temporais. Em 2023, a Estrutend havia utilizado tocos de madeira para apoiar sua árvore, atribuindo a queda a uma ventania.

O desabamento da árvore de Natal de São Francisco em 2023 tornou-se um caso de polícia. A prefeitura de Niterói, que há tempos contrata a Estrutend para montagens milionárias de árvores e palcos para shows, como o que desabou em Icaraí em 18 de novembro daquele ano, isentou-se da responsabilidade técnica pelo serviço. Menos de doze meses após o incidente, o inquérito foi arquivado.

Em nota publicada no Facebook, a prefeitura de Niterói informou o seguinte: “A Defesa Civil de Niterói determinou a desmontagem da Árvore de Natal e outras instalações natalinas na Praça Rádio Amador, em São Francisco, depois que fortes ventos de mais de 80km/h atingiram a região e causaram avarias em algumas das estruturas, na tarde desta segunda-feira (16). Embora a base da estrutura da árvore não tenha sofrido danos, em decisão preventiva, o trabalho de desmonte já começou e está sendo realizado pela empresa contratada.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

View Comments

  • A pura verdade, que nenhuma prefeitura municipal, em especial na Defesa Civil, possuem Engenheiros ou Arquitetos formado em Perito de Avaliações e Pericias de Engenharia Legal e muito menos profissionais de Gerenciamento de Risco !!!

    É inaceitável não elaborarem um Laudo Pericial, ao final da obra !!!

    • Os prefeitos responsáveis pelas árvores de Natal em Maricá e em Niterói deveriam ser punidos pela imprudência e pelo prejuízo aos cofres públicos, antes do encerramento dos seus governos, no fim do ano. E, no caso de Maricá, ainda ser responsabilizado pela morte e pelos danos físicos às vitimas.

  • Se ano passado já ocorreu problemas nas árvore de Niterói, por que gastar quase 10 milhões para montar uma árvore por 4 dias e após uma ventania a defesa civil determinar a desmontagem? Não era mais fácil um estudo antes junto a defesa civil? Gastou uma grana novamente por nada! Faz uma super decoração ao estilo campo são bento na praça rádio amador, sem estruturas babilônica. Olha o local, vai ter ventania sempre.

  • O curioso é que a figura da arvore, um cone geometrico, representa sobretudo estabilidade uma vez que a base é ampla e a superficie superior, onde atuam forcas laterais, como a do vento, é sensivelmente menos representativa em area de contato.
    "Os que confiam no senhor sao como os montes de siao, nao se abalam, mas permanecem para sempre"

Recent Posts

Ativistas ocupam calçada de prédio em Niterói onde querem abrigar sem-tetos

Manifestantes ocupam calçada em frente a prédio da União (à direita) que querem transformar em…

4 dias ago

Grael quer reajustar secretários. Vereadores aumentam seus subsídios

Vereadores de Niterói aumentam seus subsídios em 20,2% A poucos dias de transmitir o cargo…

6 dias ago

Quaquá diz que não tolerará fraudes em Maricá. Espera-se o mesmo em Niterói

Rodrigo Neves, em Niterói, e Washington Quaquá, em Maricá, assumirão no dia 1° de janeiro…

6 dias ago

Procura- se Francisco, marionete que sumiu de colégio de Icaraí

Quem viu Francisco por aí? Sumiço da marionete está deixando menino muito triste / foto:…

1 semana ago

Botafogo rumo ao título: A lendária carreira de um craque niteroiense

José Maria com o amigo Roberto Miranda, artilheiro da história gloriosa do clube da Estrela Solitária…

2 semanas ago

TJ julga se condomínios de Niterói têm que ter carregador para carro elétrico

Lei que obriga condomínios a instalar carregadores para veículos elétricos tem constitucionalidade julgada pelo TJ/RJ…

2 semanas ago
Publicidade