New here? Register. ×
×

Artista registra luta de médicos e pacientes contra a Covid no hospital

Escrito por Gilson Monteiro às 09:38 do dia 3 de dezembro de 2020
Sobre: Aquarelas da quarentena
  • claurio valerio - auto retrato
03dez

artista retrata luta de médicos e pacientes contra a Covid - Claurio Valério - auto retratoA correria e o esforço de médicos e enfermeiros para salvar pacientes de Covid vão ser retratadas pelo artista plástico, restaurador e crítico de arte Claudio Valério Teixeira assim que receber alta do Complexo Hospitalar de Niterói. Ele se recupera de complicações causadas pelo coronavirus.

Na quarta-feira (02-12) o artista foi transferido da UTI para um quarto do hospital. Conta que está registrando na memória o profissionalismo da equipe de saúde. Depois vai retratar tudo em suas telas, como fez desde abril com a série “Da minha janela – Aquarelas da Quarentena”.

A série é composta por 64 obras, incluindo o auto retrato de Claudio Valério com máscara. Pintou durante a quarentena, quando fez da janela de casa no bairro de São Francisco um ponto de observação. Estarão em exposição a partir de 12/12 (sábado), às 10h, na Galeria Evandro Carneiro, no Gávea Trade Center, no Rio.

Filho do grande mestre da pintura Oswaldo Teixeira, Cláudio Valério pensava em ser violonista clássico. Mas aos 17 anos, quando ingressou na  Escola de Belas Artes, encontrou sua verdadeira vocação artística. Professor de Belas Artes da UFRJ, ex-secretário de Cultura de Niterói, membro do Comitê Brasileiro e Internacional de Críticos de Arte, o mestre da restauração goza de imensurável prestígio internacional. Já restaurou quadros valiosos de acervos de museus e coleções particulares no Brasil e no exterior.

Com uma equipe de 18 pessoas, Valério recuperou o painel “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari, na ONU. Em Niterói, restaurou prédios tombados, dentre eles o Teatro Municipal, o Solar do Jambeiro, o Palácio Arariboia e a Igreja de São Lourenço. Seu ateliê em São Francisco é procurado por colecionadores e galerias de arte para confirmar a autenticidade de pinturas.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Artista registra luta de médicos e pacientes contra a Covid no hospital

  1. Na Rua Doutor Domiciano, Ingâ, em frente do Jambeiro, está a casa onde morou a Doutora Hermelinda a primeira Medca Parteira do Brasil.Seu neto Gustavo, jovem ainda, era meu padrinho.No fim de ano eu ia lá tomar a bênção Doutora Hefmelinda mostrava fotos dela com D.Pedro e a Medalha de Honra que recebeu do Império.Ela já estava com mais de 80 anos.

Comments are closed.