New here? Register. ×
×

Artista de Niterói expõe na Casa Brasil durante Olimpíadas de Paris

Escrito por Gilson Monteiro às 10:21 do dia 1 de agosto de 2024
Sobre: Tour do jaguar
  • Ticiana Parada, Niterói
01ago
Ticiana cruzou o Atlântico com sua escultura inspirada na flora da Mata Atlântica / foto: Divulgação

A artista plástica Ticiana Parada, residente em Niterói, foi a escolhida para integrar a ação Jaguar Parade: Conexão Rio-Paris. Sua escultura está em exibição na Casa Brasil, localizada no Parc La Villette, durante os Jogos Olímpicos de Paris.

A escultura, que pesa 70 quilos e é inspirada na flora da Mata Atlântica, cruzou o Atlântico para continuar a luta pela causa ambiental. Além da Casa Brasil, a obra será exposta em outros pontos turísticos de Paris, como o restaurante Monsieur Bleu, no Palais de Tokyo, e pode ser adotada pela Embaixada do Brasil na capital francesa.

O Jaguar Parade é um movimento artístico que espalhou dezenas de esculturas de onças pelo Rio de Janeiro, pintadas por artistas plásticos, para defender a preservação do jaguar no meio ambiente. Ticiana, que estará presente na França, expressou seu orgulho em representar o Brasil e defender uma causa ambiental através de sua arte.

A trajetória de Ticiana sofreu uma reviravolta durante a pandemia de Covid-19, quando foi demitida da escola onde atuava como professora do ensino fundamental. Decidida a seguir sua paixão pela arte, ela mergulhou no mundo artístico e já participou de mostras coletivas no Brasil e no exterior. Nascida no Rio de Janeiro e moradora de Niterói, Ticiana já vendeu mais de duas mil obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas.

A ação Jaguar Parade também conta com a participação do artista franco-brasileiro Augustin de Lassus, que pintou sua escultura de onça em Paris. Esta iniciativa destaca a cooperação entre Brasil e França na proteção das onças e seus habitats, especialmente no Escudo das Guianas, vital para a biodiversidade.

A Casa Brasil, situada no Parc La Villette, é um ponto de encontro de torcedores, autoridades e atletas durante os 17 dias dos Jogos Olímpicos. O local é aberto ao público e gratuito, mas é necessário solicitar ingressos pelo site oficial.

A ação é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, OFB e Governo da França, da ONG Panthera e Artery, com patrocínio da Pacco, BRQ e PremieRpet, em parceria com Visit Brasil, Embratur, SEBRAE, Visit MS, Casa Brasil, Agendi, Santuário do Cristo Redentor, RIOgaleão, Paris Tintas e Onçafari.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Artista de Niterói expõe na Casa Brasil durante Olimpíadas de Paris

  1. Por que não mostra uma imagem da obra da artista. Só escrevendo não podemos conhecer

Comments are closed.