O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) exibe em sua nova recepção da Unidade IV, na Rua Marquês de Olinda, o painel “Santa Ceia”, do pintor paulista Carlos Araújo, artista plástico internacional que tem em seu portfólio uma obra exposta no Museu do Vaticano, a tela “Anunciação”, enviada pelo governo brasileiro ao papa João Paulo II, nos anos 80.
Ilza Fellows, diretora do CHN, diz que possibilitar o acesso à arte em um hospital é cuidar do outro com excelência. Para ela, isso significa usar a arte como instrumento de inspiração, de cura, como elemento de agregação e de desenvolvimento social.
– Ficamos muito honrados em poder expor uma obra de arte tão significativa. Em especial essa coletânea sobre envolvimento e acolhimento, que se coaduna com nossos valores de atenção e cuidado ao ser humano em primeiro lugar – afirma a diretora.
O painel exposto no CHN, a “Santa Ceia” – óleo sobre tela colado em madeira com dimensões de 403 x 212 cm –, faz parte da coletânea Envolvimento e Acolhimento, em que Carlos Araújo retrata pinturas bíblicas. Nessa antologia, o artista manifesta suas convicções de fé com uma singular sensibilidade. Em a “Santa Ceia”, podem-se observar elementos da pintura renascentista. Carlos Araújo se diz muito influenciado por Michelangelo, com abstracionismo, pinceladas transcendentais e etéreas.