New here? Register. ×
×

Arrastão em Charitas vai mostrar origem do lixo que polui praias de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 11:26 do dia 21 de abril de 2023
Sobre: No Dia da Terra
21abr
Praia de Charitas é uma das que recebe o lixo flutuante em Niterói

O Dia Mundial da Terra será marcado neste domingo (23), em Niterói, com um grande “arrastão ecológico” na Praia de Charitas. Com o tema “Lixo & Plástico Zero”, o mutirão vai reunir ambientalistas e moradores convocados pela Coalizão Ambiental de Niterói (COANI), com apoio da União de Síndicos de Charitas. Os organizadores vão mostrar a origem do lixo flutuante e como ele impacta os animais marinhos e o que pode ser feito para evitar isso.

Para participar do evento, que ficará concentrado em frente ao quiosque 13 e à garagem subterrânea de Charitas (Restaurante Siri) basta se inscrever e levar uma garrafinha ou copo reutilizável para água; protetor solar, chapéu/boné; luvas reutilizáveis (o evento vai oferecer também); e usar calçado fechado (tênis). A inscrição é fácil e gratuita e pode ser feita no link Bit.ly/EcoArrastao.

— Vamos todos juntos proteger o planeta que tanto amamos e que estamos preparando para as futuras gerações – disse o ambientalista Luiz Rodrigues.

Durante o “arrastão ecológico”, os voluntários também vão limpar e revitalizar o Pomar de Charitas, ao lado do quiosque 13, que há muito tempo não passa por serviços de revitalização e está cheio de plantas exóticas. Haverá diversão para as crianças e café da manhã para as famílias no quiosque (preços de tabela).

A concentração no local começa às 8h30m e o evento vai até às 11h30m. Os organizadores e apoiadores vão oferecer baldes para a coleta de material e algumas luvas. Todo o lixo recolhido será pesado ao final do evento.

A Praia de Charitas é uma das mais procuradas de Niterói. Tem vários quiosques e se transformou há pouco tempo no maior polo brasileiro de canoas havaianas, com 14 clubes ali instalados. O local conta com um espaço (que os moradores tentam transformar em parque) usado para pouso de parapentes e atividades de aeromodelismo.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Arrastão em Charitas vai mostrar origem do lixo que polui praias de Niterói

  1. A área de restinga em frente a Família Paludo, ultrapassou a cerca, está enorme e virou banheiro para moradores de rua, esta semana tinha um cachorro morto no meio da “mata”, o cheiro de podre estava insuportável, tivemos que enterrar ali mesmo na praia.

  2. 100% reutilizado o lixo inclusive os presídios de Niterói e do RJ recebem produtos replantados com adubo feita a base do cocô e da terra porque a merda vira adubo sim!

  3. Toda iniciativa APOLÍTICA para proteger o meio ambiente,que inclusive incentiva e educa as crianças,é preciso ser apoiada e incentivada para ser continuada!
    Parabéns aos organizadores e aos que vão participar!
    A sociedade niteroiense precisa tomar conhecimento desta iniciativa!
    A Coluna também está de parabéns divulgando um evento tão importante!

    1. Só gostaria de lembrar que o uso da palavra “apolítica” não foi bem empregada. Esta atividade coletiva divulgada, que visa a melhoria para a sociedade em geral pode não ser do tipo “política partidária”, mas com certeza eh política. Não demonizemos algo que faz parte da vida de todo ser social.

    2. Mas para onde vai o esgoto de niterói?
      Niterói tem quantas estaçoes de tratamento?
      A estaçao de tratamento de icarai,funciona 100%?? Já que meteram prédio demasiadamente na cidade??

  4. Muito obrigado pelo artigo, por suas lindas palavras e por promover o evento Gilson! Muito importante para o sucesso deste primeiro esforço comunitário!!

    Minha visão é estabelecer uma coalizão “apolítica” composta por residentes, entidades governamentais e não governamentais, oficiais eleitos, empresas, associações, e todos aqueles que almejem criar uma Niterói mais sustentável e resiliente para todos nós e para nossas futuras gerações: as nossa crianças!

    Um grande abraço e obrigado mais uma vez.

Comments are closed.