New here? Register. ×
×

Apps oferecem menus sem autorização de lanchonetes e restaurantes de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 18:36 do dia 5 de novembro de 2021
Sobre: Guerra do delivery
  • guerra do delivery
05nov

guerra do deliveryAplicativos de entrega de lanches e refeições disputam a clientela em Niterói até mesmo copiando o cardápio de lanchonetes e restaurantes que não contrataram seus serviços de delivery. Com contrato de exclusividade com o iFood, Vera Pini, sócia do Ponto Jovem, conta que a plataforma Rappi incluiu seu menu de salgadinhos e sanduíches sem autorização da casa.

Há 46 anos no mesmo endereço na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, o Ponto Jovem deu exclusividade ao iFood. Agora soube por uma freguesa que ela teria recebido o pedido através de outro app. O mesmo também estaria acontecendo com o restaurante Tenore, segundo Vera foi informada.

Ao notar a presença de um entregador da Rappi fazendo um pedido no balcão do Ponto Jovem, Vera filmou tudo (veja o vídeo). O motoboy pediu dois quibes e uma Coca-Cola. Pagou os R$ 23 cobrados e saiu para entregar o lanche a uma consumidora que mora na Praia de Icaraí. Vera está preocupada com a “clonagem” e, por isso, vir a ser processada pelo iFood, por quebra da exclusividade.

Apesar de ter bombado na pandemia da Covid-19, o mercado de apps de delivery trava disputas comerciais e jurídicas. No ano passado, a colombiana Rappi denunciou a brasileira iFood no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por práticas abusivas. Em caráter liminar, o Cade já impediu o iFood de firmar novos contratos de exclusividade até o julgamento do mérito.

No fogo cruzado, empresários do setor de alimentação estão divididos. Há os que estão satisfeitos com a exclusividade e os que resolveram entrar em todos os apps, sem exclusivismo para nenhum deles. Tem quem ache essa prática inconveniente, por demandar mais tempo para entrar em aplicativo por aplicativo quando fazem alterações no cardápio e/ou nos preços.

Em comunicado postado na página do Ponto Jovem no Facebook, a lanchonete alertou aos clientes e amigos “que plataformas NÃO AUTORIZADAS PELA EMPRESA estão usando nossa MARCA INDEVIDAMENTE! Nosso canal de atendimento é tão somente pelo nosso telefone 2613-6211 / Zap 99201-9767 ou IFOOD!!! Não nos responsabilizamos por outros Apps que estão clonando nosso cardápio indevidamente!!!”

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|