New here? Register. ×
×

Apelo ao Papa pelas freiras de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 18:10 do dia 27 de junho de 2016
Sobre: São Vicente de Paulo
27jun

freiras-saovicente Mais de mil assinaturas já foram colhidas pela permanência das quatro freiras do Colégio São Vicente de Paulo, em Icaraí, Niterói. A empregada doméstica Lívia Marques (foto), mãe de um aluno bolsista, que lidera o abaixo-assinado, já escreveu uma carta ao Papa Francisco e manda mensagens pelo Twitter para Sua Santidade interceder para que as irmãs de caridade não sejam transferidas para o Rio de Janeiro.

Na semana passada, a irmã provincial Cristina D’Abruzzo, madre superiora da Irmandade de São Vicente de Paulo, falou com o provedor Paulo Sad que precisava transferir as freiras do colégio de Niterói para o hospital da associação religiosa, na Tijuca, Rio de Janeiro.

A grande preocupação dos pais de alunos é que, com a saída dessas religiosas, possa diminuir o número de alunos do colégio e atingir em cheio o projeto social que é mantido pela irmandade com o trabalho das quatro, através de uma creche, ambulatório médico e apoio à formação religiosa de crianças e jovens.

Um clínico geral, um pediatra, um ginecologista e um endocrinologista, além de enfermeiras e dois dentistas atendem os mais necessitados no ambulatório do São Vicente. Uma farmacêutica cuida do dispensário que recebe amostras fornecidas por médicos que conhecem o trabalho da instituição e a creche comunitária acolhe cerca de 400 crianças o dia inteiro, do maternal até o quarto ano do fundamental. Além disso, o colégio também tem alunos bolsistas.

livia-marquesLivia Marques, autora do abaixo-assinado, que disse que lutou seis anos para engravidar. Acredita que foi graças às orações das freiras que conseguiu ter um filho. Há três anos nasceu Miguel, que é aluno da creche e foi batizado em homenagem ao Arcanjo São Miguel.

Dom Alano, arcebispo emérito de Niterói, na missa que celebrou na capela do colégio disse que “para Deus nada é impossível, temos que acreditar no poder da oração”, se referindo à permanência das quatro freiras.

Na foto aparecem três das quatro irmãs que atuam no São Vicente: Irmã Cristina, Irmã Angela e Irmã Bernadete, todas com muitos anos de dedicação à caridade na instituição fundada por ordem de Dom Pedro II, há 167 anos em Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

16 thoughts on “Apelo ao Papa pelas freiras de Niterói

  1. Não se trata de obediência a ordem e sim obediência a Deus. “O que não ama, não conhece a Deus. Porque Deus é amor. ” Só quem precisou ou precisa deste serviço de caridade, pode dar valor a ele. Irmãs convivi 20 anos trabalhando com vocês. Sei como é importante a presença e o trabalho de vocês para as comunidades próximas, e para pais e mães que necessitam de vossos serviços. Contem comigo. Abraços fraternos.

  2. Apesar de ser protestante ,sempre conheci o trabalho em favor dos mais necessitados nesta instituição.Acredito que se deva fazer uma imensa mobilização pela permanência destas freiras tão queridas.Deus há de ter uma solução.

  3. Meus irmãos, pergunto a vocês, onde fica o voto de obediência que essas irmãs fizeram em sua consagração?
    “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,62).
    #Falei!

  4. Sou ex aluna e é com tristeza que fiquei sabendo desta transferência. Acredito que a intercessão do Santo Padre se faz fundamental.

  5. As freiras de São Vicente de Paulo fazem um trabalho espetacular nesse Colégio, estudei durante dois anos nessa escola… época boa! Irmã Ângela, Irmã Rosalie, Irmã Catarina e Irmã Lidia sempre me ajudaram muito… sem dizer o inesquecível Dr° Mário Picanço. Que esta situação possa ser revertida.

  6. As pessoas que tenham interesse em ajudar está causa entre em contato pelo e-mail: l.gmarquesrj@me.com .
    Na próxima semana tentarei um encontro com a Madre Superiora, porém quanto maior a mobilização, melhor para as Irmãs!!! Não vou desistir enquanto Deus me der saúde para lutar por elas!!

  7. Minha filha cresceu lá dentro e fomos beneficiados pela caridade desta irmandade, desejo que outras pessoas tbm sejam beneficiadas como o mesmo que eu e minha filha fomos!!
    IRMÃS NÓS PRECISAMOS DE VCS POR PERTO E CUIDANDO DE NOSSAS CRIANÇAS!!!

  8. Conheci o trabalho das irmãs no ano 2000, esse trabalho é imprescindível para a comunidade.

  9. As irmãs da caridade da ordem de S Vicente de Paulo são imprescindíveis para nossa comunidade.
    Que seja da vontade de Deus que elas permaneçam .

  10. Quanta paz quanta luz a presença das irmãs tras para a comunidade.
    Irma Cristna não nos prive dessa dádiva que vem de Deus.

  11. Sou funcionário da instituição e apoio a permanência delas nessa história tão linda de irmandade….

Comments are closed.