Publicidade
Notícias

Aníbal Bragança deixa uma história encadernada na cultura de Niterói

Publicidade
Aníbal Bragança amava Niterói e todos os seus movimentos culturais

Os livros eram sua razão de viver. Dizia ter uma relação visceral com o livro, desde quando chegou a Niterói, aos 7 anos, vindo do Douro, Portugal. Aos 21 anos, Aníbal Bragança tornou-se um dos mais jovens livreiros do país. Aos 77 partiu para a eternidade, na última sexta-feira (04/02), deixando um legado de mais de seis décadas de talento, cultura, cordialidade e empreendedorismo.

Desde os tempos da escola primária, em Niterói, Aníbal Bragança já reconhecia a importância dos livros para o desenvolvimento intelectual. Depois, estudando no Liceu Nilo Peçanha, referência na época, bastava-lhe atravessar a rua para frequentar a Biblioteca Pública do Estado.

Seu primeiro emprego foi num banco, mas ficou pouco tempo. Resolveu estudar economia na UFF e logo verificou que Niterói tinha poucas livrarias para muitos alunos. Fez as contas e, na ponta do lápis, viu que dava para realizar seu sonho. Com apenas 21 anos, abriu a Encontro, livraria que depois ficou conhecida como Diálogo e, mais tarde, Pasárgada.

Era comum alunas da UFF irem à nova livraria folhear as publicações apenas para conhecer a fama de galã do jovem português. Boa pinta, olhos claros, simpático, preocupado com o movimento literário Aníbal nem percebia as paqueras por trás das pilhas de livros.

Era formado em História pela UFF e foi professor do Instituto de Arte e Comunicação Social, com mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Aníbal Bragança foi secretário de Cultura de Niterói e diretor da Editora da UFF. Autor de vários livros, participava e incentivava todos os movimentos literários da cidade.

A sua relevante história em favor da cultura ficará marcada num livro especial encadernado no coração de todos que conheceram a sua luta em favor de educação e dos movimentos culturais de Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

5 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade