A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) precisa acabar com o descaso da Enel, empresa de um grupo italiano que fatura bilhões no território fluminense cobrando uma tarifa altíssima pela distribuição de luz, mas está deixando de prestar um serviço minimamente aceitável nos 66 municípios em que opera, inclusive Niterói.
São milhares de pessoas prejudicadas. Um exemplo do descaso: uma jovem alugou um apartamento na Rua Lopes Trovão, em Icaraí, e telefonou para a concessionária para pedir o religamento da energia com a mudança de titularidade. O atendente passou o número do protocolo para que ela comparecesse não no dia seguinte, mas somente 35 dias depois para efetuar o pedido na agência da Avenida Amaral Peixoto.
Além de não poder ocupar o imóvel, a consumidora vai ter que pagar mais de um mês de aluguel, condomínio e IPTU, porque a Enel não dá a mínima pelota para a legislação em vigor e parece desconhecer o Código de Defesa do Consumidor.
A arrogância desse monopólio de energia despreza até os empresários da construção civil que também estão sendo prejudicados pela demora de meses no fornecimento da carta de viabilidade técnica para futuro fornecimento de emergia pela Enel, causando enorme prejuízo às empresas e ao mercado de trabalho.
No sábado passado, moradores do Edifício Moema, em Icaraí, a maioria deles moradores idosos, ficaram quase dois dias sem energia elétrica, fato que vem ocorrendo em vários bairros da cidade, pela falta de equipe técnica da empresa.
O descaso da Enel com Niterói vem aumentando desde quando ela transferiu a sede da empresa do bairro de São Domingos para um luxuosíssimo e sofisticado prédio no Porto Maravilha, no Centro do Rio, talvez para que seus diretores não precisassem atravessar de carro a ponte Rio-Niterói.
Pelo jeito, a empresa está mesmo é preocupada com o conforto de seus diretores em detrimento do bom serviço que tem que prestar aos consumidores. Enquanto isso os pobres dos consumidores que precisam ir à única agência da Enel no Centro de Niterói têm que enfrentar filas enormes na calçada, sujeitos a sol e chuva. A burocracia é interminável em um atendimento que facilmente poderia ser resolvido on-line.
Apesar de ser concessão do Governo Federal e regulado pela Aneel, compete aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, à Prefeitura, aos vereadores e às entidades de Defesa do Consumidor pedirem providências contra esse descaso para com o consumidor.
ISSO É O RESULTADO DESSAS PRIVATIZAÇÕES DE LIXO FEITAS PELO PSDB DE MARCELLO ALENCAR, UM MONTÃO DE IGNORANTE APLAUDIU, AGORA AGUENTEM, ESSA ENEL CONSEGUIU SER PIOR Q A AMPLA, PRIVATIZEM MAIS, BORA HAHAHA
A ENEL é uma vergonha. Na travessa Santo Antonio no bairro de São Lourenço, basta ter um ventinho que começa a luz a piscar. Os fios vivem explodindo porque os galhos das árvores demoram a ser cortados. Quando tem previsão de chuvas e vento , já é expectativa de ficar sem luz. Basta uma brisa e os transformadores começam a explodir nos arredores. É um inferno. E o interessante é que às vezes , nem falta luz e de repente a Enel envia vários SMS dizendo que a empresa já sabe que o cliente está sem luz e eles já estão tomando providências. Acho que eles fazem previsão do futuro porque eles enviam um monte de mensagens e nem luz está faltando. Serviço da ENEL é muito ruim porque vive dando problemas mesmo sem chuva.
Além do total descaso, de uns meses até o presente momento, as contas de luz tiveram um aumento absurdo e sem justificativa e, pior ainda, no mês passado, chegaram duas contas no mesmo mês para pagto., vários contribuintes reclamando mas tendo que efetuar pagto, pois o risco do corte de luz é inevitável. Até conseguir reclamar ( as filas imensas), sem alternativa on LINE, ficamos a mercê dessa Empresa. Várias situações difíceis e absurdas ( de toda ordem) estão acontecendo em nosso Saudoso Município, antes nossa Amada Cidade Sorriso. Autoridades de Niterói, por favor, se mobilizem e, efetivamente, façam com que os moradores de Niterói-Rj possam ter mais tranquilidade e serem respeitados em suas reivindicações verdadeiras e justas!
O atendimento da Enel perante os consumidores é péssimo, além de constrangedor!
Levei 1 mês tentando religar a luz e mudar de titularidade um apto no Ingá.
Apesar de ter inúmeras fotos do medidor, com o número do mesmo, a empresa insistia em afirmar que a unidade consumidora não existia!!Se tivessem um pouco de profissionalismo, mandariam um funcionário ir ao local( um prédio com 15 andares com 48 aptos. e a unidade com relógio no quadro de luz!
Absurdo descaso e incompetência da empresa e seus funcionários!
Realmente os servicos dessa empresa, deixam a desejar desde qdo.passaram a gerir os servicos de eletricidade em Niteroi.
Basta chover ou ventar que escutamos “estrondos” e em seguida perdemos a luz.
Depois em seguida voltamos a ter a luz.
Por vezes esse vai e vem é constante, trazendo com isso riscos de perdas com estragos nos eletrodomesticos.
Cansam de destruir arvores especialmente em Icarai, sendo elas apontadas como as responsaveis por esse status da energia faltando.
E uma vergonha, essa Empresa multinacional italiana, que com certeza por lá não tem essa prestacao de servico tão ruim pois, o buraco la é mais embaixo . Ja passou da hora dessa Empresa ser multada e persistindo esse deservicos, ter sua concessão cassada.
Estou há 3 meses tentando pagar e não tenho acesso a conta, pois o inquilino saiu do imóvel quitou a conta e tirou seu CPF , o atendente disse que sem CPF não tem como emitir a conta, como assim? Quero pagar, tenho o número de ligação, o imóvel é espólio e está desocupado, inventariante mora fora como fazer?
Por que tanta dificuldade para pagar?