New here? Register. ×
×

Amendoeiras emolduram a praia de Icaraí dando um show de cores e tons

Escrito por Gilberto Fontes às 10:56 do dia 26 de agosto de 2021
Sobre: Protesto da natureza
  • amendoeiras praia de icaraí
26ago

amendoeiras praia de icaraíA praia de Icaraí, palco de manifestações de todo o tipo, virou cenário de um outro protesto: o da natureza. As amendoeiras colorem o calçadão com suas folhas em tons de laranja, amarelo, vermelho e verde. Por trás da fantasia, as árvores procuram chamar atenção para as alterações do clima provocadas pelo homem.

Esse ar de outono na paisagem de Icaraí mostra as amendoeiras se recusando a acreditar no inverno. Coisa difícil mesmo por aqui, com temperaturas de até 36 graus na sombra. Segundo especialistas, o clima do Rio de Janeiro é influenciado por massas de ar do Norte e do Sul. Em uma só semana pode conviver com as quatro estações do ano. Assim, o ciclo biológico das árvores fica desorientado.

Ao cerrar o pano, o espetáculo das amendoeiras se prepara para as vaias. É que, depois da descoloração de suas folhas verdes, elas vão secar e cair, cobrindo ruas e entupindo bueiros. Muitos vão lembrar que suas raízes destroem muros e calçadas, esquecendo-se da sombra generosa oferecida pelas copas frondosas. Mas ninguém pode negar a beleza que proporcionam e encanta a todos.

Sharing is caring

Gilberto Fontes
Gilberto Fontes
Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.
|

2 thoughts on “Amendoeiras emolduram a praia de Icaraí dando um show de cores e tons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *