Os pequenos alunos da Umei Áurea Menezes, no Engenho do Mato, estão recebendo uma merenda meia boca. A escola infantil serve atum enlatado (quando tem); ovo nem pensar. Até o pãozinho falta no café da manhã. Em reunião com as mães de alunos, a nutricionista e a responsável pela compra da merenda botaram a culpa na guerra na Ucrânia.
Nesta quinta-feira (31/03), as mães fizeram um protesto na porta da Umei. Elas levaram leite, pão, biscoitos e outros alimentos para o café da manhã dos filhos. Contam que há semanas em que tem pão, mas falta margarina. Agora tem sido servido só leite ou vitamina, mas faltam frutas para o lanche da tarde.
O que não se compreende é esta penúria estar acontecendo em Niterói, um município que tem mais de 60 secretarias e órgãos com esse status, demonstrando que dinheiro não falta para fazer política. Cobrando um dos IPTUs mais altos do país, Niterói é o segundo município fluminense em arrecadação de royalties do petróleo, o primeiro é Maricá. Este ano a ex-capital do Estado do Rio de Janeiro vai arrecadar R$ 1,6 bilhão de petrodólares, representando cerca de 40% do orçamento total previsto para 2022, que é de R$ 4,3 bilhões.
Além da falta de merenda, os alunos da Umei Áurea Menezes têm que enfrentar o calor escaldante nas salas de aula. A rede elétrica da escola não suporta a instalação de aparelhos de ar-condicionado, se é que viriam a ser levados para esta Umei, onde os poucos ventiladores não dão conta de abanar os alunos e professores.
Gente, criança não dá voto. Eles políticos enchem gabinetes de apadrinhados, secretarias que não sevem para nada e aí vai o dinheiro para a merenda das crianças. O ex-prefeito presidiário vai se candidatar ao governo do estado do Rio. Ele vai precisar de dinheiro para pagar advogados quando for cumprir sua pena.
Nunca vi absurdo tão grande, parece até piada.
Como que um conflito na europa pode atingir a merenda de crianças aqui no Brasil? Faça me o favor não menospreze a inteligência do povo.
Culpar a guerra na Ucrânia pela falta de merenda, é muita hipocrisia. Assumam que é apenas incompetência ou algo pior….
Absurdo total, a Prefeitura precisa se posicionar para solucionar o problemas, chega de explicações , o importante é resolver