O preço alto dos aluguéis comerciais, a retração das vendas de imóveis e a grande transformação do mercado provocada pela maior demanda de negócios realizados através da internet, está fazendo com que até as imobiliárias procurem pontos comerciais com menores custos.
A Julio Bogoricin, primeira empresa a abrir uma loja na Praia de Icaraí, em 1972, quando as construtoras e grandes empresas tinham suas sedes no Centro, passados 47 anos agora se mudou para a Rua Lopes Trovão, no Jardim Icaraí (foto), adaptando-se a nova realidade do mercado imobiliário.
O gerente Jairo José disse que o cliente hoje conhece o imóvel pela internet, através de vídeos ou fotos. Se tiver realmente interesse, vai ao local com o corretor. Só aparece mesmo na loja depois de a venda estar praticamente fechada para finalizar os trâmites burocráticos.
Com a crise econômica, houve uma queda nas vendas e os preços dos imóveis ainda não chegaram aos parâmetros adequados.
Por isso, todo mundo está procurando diminuir custos e acompanhar a realidade do mercado adaptando-se à evolução tecnológica de vendas.
– Não há necessidade de manter um aluguel caríssimo, quando existem outras opções menos dispendiosas. No fim das contas, o cliente vai ser atendido do mesmo jeito. Agora, conta até com melhor opção de estacionamento – diz Jairo José.
A Ofir, que também trocou o endereço da Praia de Icaraí para ocupar salas de um edifício da Rua Moreira Cesar, diz que os aluguéis comerciais estão com valores inviáveis. A imobiliária também se adaptou às vendas feitas através de sites e aplicativos pela internet.
Gilson. A sua coluna mantém o cidadão niteroiense perfeitamente informado. Obrigado.