New here? Register. ×
×

Agentes de trânsito de Niterói passaram a ‘canetar’ motoristas sem ir para a rua

Escrito por Gilson Monteiro às 17:17 do dia 21 de abril de 2021
Sobre: Canetada online
  • canetada online
21abr

canetada onlineAgentes de trânsito de Niterói começaram nesta quarta-feira (21/4) a ‘canetar’ motoristas sem precisar ir com o talão de multa para as ruas. Agora os guardas ficam de olho nas telas do Centro de Controle Operacional (CCO), em Piratininga. Carros flagrados em estacionamento proibido, fila dupla, fazendo conversões proibidas ou circulando em faixas exclusivas de ônibus serão multados online.

O sistema começou a ser implantado há seis anos, ao custo de R$ 21 milhões para aquisição e instalação de 212 câmeras. Apesar do monitoramento, o trânsito continua sendo um dos piores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, até hoje.

Leia mais: Niterói bate recorde com multas de trânsito aplicadas durante a pandemia

As câmeras milionárias deveriam permitir maior fluidez do tráfego, segundo a propaganda da Prefeitura de Niterói. Controlariam o tempo dos semáforos para serem abertos ou fechados remotamente por um operador do CCO.

Hoje, também estão instaladas no túnel Charitas-Cafubá. Agora vão ser usadas para a autuação de infrações que não exijam um sistema metrológico,  como os “pardais”, que registram a velocidade dos veículos.

Ao contrário dos “pardais”, que andam sumidos de Niterói, o sistema de videomonitoramento não necessita de aferição do Inmetro nem de aviso sobre a localização das câmeras.

Segundo o subsecretário de Transporte e Trânsito de Niterói, Murillo Moreira, o videomonitoramento vai melhorar o trabalho dos agentes de trânsito da cidade. “O uso das câmeras para fiscalização possibilita ampliar a área a ser monitorada, otimizar a atuação dos agentes de trânsito nas ruas, aumentar a disponibilidade destes profissionais em todas as regiões da cidade e assim garantir mais eficiência e eficácia na gestão do trânsito da cidade”. Resumindo: a produtividade da chamada indústria da multa vai crescer em Niterói.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

88 thoughts on “Agentes de trânsito de Niterói passaram a ‘canetar’ motoristas sem ir para a rua

  1. Niterói hoje é tida como uma boa e prospera cidade principalmente se comparada com outras cidades próximas. Com isso atraí e muito motoristas de apps, daí circularem hoje algo próximo de 6 a 7 mil carros de apps de Niterói e cidades vizinhas contra um total de 1906 regulamentados em Niterói, desses algo próximo a 600 permissões se encontram com a Prefeitura nao sendo redistribuidas pros auxiliares pra diante do momento atuar no social reduzindo i acharque das diárias nos tornando permissionários, ai então não tem Agente de trânsito que dê solução e ai as normas mas básicas do trânsito são desrespeitadas.

  2. Deveriam multar quem anda sem faróis a noite, já quase bati em uma moto sem farol e carros de cor escura, sujo, sem farol aceso em via de pouca luz, isso sim é perigoso. Vejo muita gente com carro novo também com as luzes diurnas, achando que está de farol e lanterna traseira acesa e quando não está. A luz diurna, já diz, uso diurno e não acende as lanternas traseiras, deveriam mostrar isso nas lojas antes de entregar o carro. Fora que já atravessei a pé a noite e só vi o carro quando estava em cima, por estar sem faróis acesos. Isso tem de montão. Quer multar, multa direito. Também acho errado conversões erradas e etc… se com placa de 60km, o pessoal anda a 40km/h, imagina com placa de 40km/h. Melhor desligar o carro e empurrar.

  3. Como já disseram povo mal educado merece mesmo ser punido. Gente folgada sem respeito ao próximo, infelizmente essa é a realidade. Agora, é preciso rever o limite de velocidade do túnel Cafuba x Charitas x Cafuba que atualmente está em 60km, acredito que em 70km/80km seria o ideal. Fora aquela quantidade de sinais/semáforos ao acesso do mesmo, francamente não passa uma viva alma, se quer um carro em cruzamentos. Falta logística.

  4. Acho pouco, em niteroi só tem folgado q para sobre a calçada, liga o pisca alerta e fica fazendo merda na rua.
    invés de ficar reclamando é só seguir as regras do trânsito e não será multado, povo extremamente mal educado, não respeita nem faixa de pedestre.

  5. Haja paciência com Niterói. Não é de hoje essa fama. Deve ser bug. Ha uma tendência dos governantes do município em achar q a cidade é um feudo, melhor q os demais lugares. E propor supostas soluções q não solucionam nada. Pior q muitos acreditam no marketing q eles tentam empurrar

    1. Sim eu moro na Gaviao Peixoto ao lado do Bradesco, a via e so para onibus , quando feicha um sinal abre o outro so obrigada vim na via do onibus para eu entra no predio que moro vo yambem levar multa por mora no numero 112 da Gaviao sempre que precizar sair com meu veiculo

    1. Os setor responsável por fazer cumprir a legislação de trânsito, deveria atuar de forma direta e eficaz, principalmente nos semáforos, para retirar de circulação todos os veículos que estão circulando sem suas placas, pois estes veículos avançam sinais vermelhos e põe em risco a vida dos que cumprem os semáforos!
      A prioridade deveria ser reduzir os acidentes e não arrecadar.
      O valor da vida está ficando pra trás!

  6. E a velha indústria da multa, agora invisível. Quando o objetivo é arrecadar mais dinheiro, os guardas além de ajudarem no trânsito, podem também multar. E as vezes o trânsito está engarrafado, os guardas mandam avançar na faixa exclusiva dos ônibus, principalmente em frente ao terminal.

  7. Uma vergonha, abuso, mas vamos apurar essa legalidade.
    Guardas de trânsito tem por função ordenar o trânsito, e já não vejo essa postura desses profissionais há tempos.
    O caos no trânsito se deve, em parte, a falta da correta operação do trânsito.
    Vamos aguardar!

    1. Eles tem que reembolsar o dinheiro gasto nisso tudo, cobrando da gente mas fazer o que né! Boa sorte para nós!

  8. Caso se preocupassem em monitorar roubos ou tráfico de drogas talvez cumprissem um melhor objetivo.

  9. Eles só ver pra eles e nois só toma vai acontecer que agente vamos deixar nossos veículos na garagem e resolver tudo de ônibus e atrasar todos os compromissos

  10. Estranho o fato de que esse funcionários públicos (desta forma empregados do povo), não exerçam sua atividade principal, que é de *orientar* o trânsito!

  11. Eles criam as leis e não cumprem,eles são os primeiros a desrespeitar!
    Assim foi com o criador da lei seca, pego bêbado é ainda provocou acidente se não me engano na região oceânica, quero ver quando eles forem deixar os seus parentes em lugar proibido se serão multado

    1. Concordo com você meu amigo eles só fazem leis pra eles e a gente só se ferra nada melhora só piora .

    2. Falou muito bem e de forma apropriada.
      Somos reféns de uma arapuca que não tem fim e nem serve pra educação de nada nem de ninguém.
      💵💸💰 Dinheiro, dinheiro, dinheiro é só o que interessa e os motoristas ( sabemos que tem os abusados e os péssimos) que se dane.

  12. Mais uma forma de roubar o trabalhador…q ja é tao prejudicado com essas pilhas de impostos q temos q pagar ai vem a indústria da canetada…vamos nos lembrar na próxima eleição pode esperar

  13. Acho que a escolha desse prefeito não foi a melhor, já está colocando as manguinhas p fora.!!! Será mais um enganador!!!

    1. É verdade, todos nós tivemos a oportunidade de mudar, mas continuamos apoiar a corrupção!!!!

  14. O exemplo tem que vir de cima. Os próprios policiais e os guardas não usam cinto de segurança. Sabem que não serão multados pq eles são “a lei” e nós somos vítimas do abuso de autoridade deles.

    1. Você não mora na Europa não filho!!! Semana passada viatura do bpve foi FUZILADA na linha vermelha, vindo um policial a óbito e outro ferido, e vc querendo que o polícia use cinto? Sinto muito pela sua ignorância!

      1. Você mora aonde? O conto de segurança desafivelado iria proteger o policial das balas? Os guardas ficam no celular e não olham só entorno. Pior do que s ignorância é a burrice. Porque está não consegue ser removida.

  15. Quero saber se essas mesmas câmeras em casos de assaltos nos sinais, arcarão com os nossos prejuízos. Porque em determinada hora são muitos sinais e a cidade fica a ermo,principalmente pra quem mora na Região Oceânica.

  16. Fui multado na Barao do Amazonas por uma voatura da prefeitura que passou filmando para posteriormente multar. Eu que esta parado para descer um passageiro fui multado como se estivesse estacionado.

  17. Sou motorista de ônibus em Niterói. Comum é ver automóveis nas faixas destinadas aos ônibus, inclusive parados por longos períodos a espera de passageiros que sabe lá onde estão. Na Alameda São Boaventura a situação é ainda mais caótica pois eles ignoram a preferência dos veículos saindo das baias e não raramente acontecem abalroamentos. O que dirá vans que deveriam fazer serviços expressos e fazem embarques e desembarques até onde não deveriam estar trafegando. Se ao vivo os agentes ignoram, não creio que on-line farão um trabalho melhor.

    1. Mais comum que isso é o motorista do ônibus não aguardar o coleguinha da frente e enfiar o ônibus na via dos carros.

    2. Quero ver controlar os motoqueiros que fazem tudo errado e os guardinhas ainda viram a cara p fingir não ver a zona q fazem no caótico trânsito de Niterói!

  18. A faixa exclusiva pra ônibus que trava o trânsito todo!! Oq esses desgraçados fazem é só arrecadar dinheiro bando de safados

  19. Realmente a cidade está uma bagunça no trânsito. Por toda a cidade pode-se ver veículos parados irregularmente. Cargas e automóveis, inclusive da própria prefeitura.
    Investiram em equipamentos e agentes de trânsito para melhorar o monitoramento e controle. Onde estão esses agentes, pois os equipamentos já se sabe p seu uso.
    Realmente é a Cidade das multas, muitas efetuadas de forma duvidosa. Vergonha.

  20. Ao mesmo tempo que a indústria da multa busca meios eficazes de garantir sua receita, os motoristas por sua vez, fazem de tudo no trânsito, desrespeitam regras e leis básicas do trânsito, dos direitos do cidadão, não usam de cordialidade e gentileza com os pedestres e motoristas, as faixas de pedestres e os semáforos são itens dispensáveis, ultrapassagem pela faixa da direita é comum, ao mesmo tempo que motoristas despreparados insistem em permanecer na faixa da esquerda em velocidade abaixo da permitida, conversões proibidas em todas as ruas e avenidas, enfim se os *monitores do trânsito* forem justos nas suas avaliações e não praticarem ilícitos para alcançarem objetivos porcentuais na multagem, certamente teremos um trânsito mais justo e humano.

  21. Mais uma ação dessa quadrilha política que tomou de assalto a cidade de Niterói. Rodrigo Neves saiu, mas deixou seu cúmplice agindo em seu lugar. O esquema de assalto a população vai além da indústria da multa. Niterói para assaltar os contribuintes cria até secretarias sem o menor sentido, tal como a secretaria Municipal do Clima.
    A esquerdalhada sempre roubando!

  22. Vergonha !
    21 milhões para os bolsos desses velhos conhecidos.
    Tudo isso para confirmar a fama de Niterói em ser a maior industria de multas do estado !
    Niterói precisa de obras, túneis, viadutos e barcas para setores do Rio.
    Chega dessa vergonha…
    Canalhas !

    1. Creio que o papel dos guardas municipais seria ir para o trânsito, “in locco”, atuando diretamente junto aos motoristas, orientando o tráfego e ainda, os próprios motoristas quanto ao melhor trajeto. Fica claro a inoperância desse sistema implantado, visto a comodidade em “multar” sem orientar, visando unicamente arrecadar em detrimento da ajuda à população tão desejada….

    2. Estacionei em um local onde não tem a placa indicativa de proibido estacionar e mesmo assim fui multada na prainha de Piratininga. Tentei argumentar e recebi um” já era”.

  23. Gostaria de saber o motivo pelo qual este esquema não funciona com as motos que, absurdamente trafegam em altíssima velocidade, sem placas, em ziguezague, não respeitam o semáforo e tampouco as faixas de pedestres.

  24. Verdadeiro absurdo , se não bastasse os guardas municipais sem.preparo nenhum para função, agora teremos os mesmos e outros observar e multando através de câmeras.

  25. A maior preocupação desse pessoal é tornar a nossa vida insuportável e cara. Essa atuação covarde e indecente é mais absurda ainda no momento em que a nossa maior preocupação é sobreviver à maior efude.is da humanidade. Deveria ser alterado o antigo apelido de “Cidade Sorriso” para “”Fuja daqui de puder”. Mas só fugir, tenha a preocupação e ultrapassar essa interminável sucessão de obstáculos infernais. Pagando o maior IPTU do país na cidade que se tornou bilionária bom os roialties do petróleo.

  26. E isso conta também para os terríveis motoqueiros? Eles “passeiam” pelos sinais quase como não existissem…

  27. Essas medidas não ajuda em nada a melhorar a fluifez do trânsito; apenas aumenta a arrecadação da industria da multas, e com certeza essa e a intenção. Ao meu ver, agentes de trânsito, são para estar nas ruas, cruzamentos e em determinados semáforos, (autorizando
    os motoristas a avançarem o sinal quando possível e policiando o local; assim todos se tornam mais eficientes. Muitos guardas ficam escondidos e multando, ao invés de se fazerem presente e orientar.

  28. Prezados, boa noite
    Se de fato todo esse aparato tecnológico fosse melhorar o fluxo de trânsito em Niterói como um todo, principalmente na Região Oceânica/Centro de Niterói, eu apoiaria, mas como já foi bem dito, só vai aumentar a máfia da multa institucionalizada em Niterói. Não é atoa que Niterói já teve o slogan: Visite Niterói e ganhe uma multa, existia até adesivo, pelo jeito, essa moda irá voltar.

  29. Niterói realmente virou um antro de exploração do cidadão niteroiense. Um lugar que nasci e tanto me orgulhei, hoje tenho vergonha de ser de Niterói.
    Cachorros da política!!!

    1. Esse sistema retrata a indústria da multa. Será que o MP irá tomar alguma providência em favor da população? Pedimos que sim, para estancar esse absurdo.

  30. Em tudo na vida tem o lado bom, e o ruim. Espero que o lado bom seja o de mais GM no trabalho de segurança da população niteroiense. O lado ruim, bem, esse nós já conhecemos não é de agora – a indústria da multa. Só que, monitorada.

    1. Pois é, a farra das infrações de trånsito en Niterói voltarão com estrutura e tecnologia de 1° Mundo mas com qualidade viária de 5° mundo…

  31. Creio que vai funcionar como os pardais. É um desperdício, para multar tem câmara para todos os lados, mas quando somos assaltados não tem câmara. Essas câmaras deveriam ajudar nos roubos de carros. Falo isso porquê já fui assaltada 3 vezes e me levaram junto e não tinha nenhuma câmara. Só estou viva porque Deus quis. É complicado ficar com uma arma no pescoço, às vezes na cabeça, mas as câmaras são para ganhar dinheiro e não para nós proteger

  32. O povo tem que se reunir e acabar com essa palhaçada. O trânsito de Niterói e o pior trânsito de todo o estado do RJ. Digo isso devido eu rodar em vários lugares. Essas câmeras deveriam e pegar os ladrões que andam causando desconforto a toda a população ao invés de ficar multando p povo. As ruas todas esburacadas causando avarias diretas no bolso dos motorista. E um trânsito infernal o dia inteiro. Afinal os operadores de CFTV, na minha opinião eram pra manter a fluidez do trânsito e não ficar julgando um pobre coitado de um motorista de aplicativo, por parar pra embarcar e desembarcar seus passageiros. Os taxistas param em cima de calçada, na faixa de pedestre e nunca são multados. Não julgam devido o sindicato deles terem advogados e com isso a prefeitura só perderia tempo e Não teriam êxito. E por isso que eu só rodo no Rio e São Gonçalo.

  33. O grande BBB que diziam ser para a segurança da cidade, na verdade é pra garantir mais segurança monetária! ABSURDOS!

  34. A prefeitura está atuando de forma ilegal. Usando o monitoramento que era para ser usado contra assaltos agora vai substituir sem placas de aviso, os pardais.
    Daqui a pouco os guardas municipais estarão pelos cantos chorando pelos seus empregos. Com o monitoramento, a necessidade deles diminuirá muito.

  35. Deviam sim, multar os motoristas de Aplicativo, que dirigem a 30 km por hora, parando derrepente no meio da pista, só ligam o alerta depois que param pra apanhar um passageiro. Nunca sabem onde vão parar. Quando conseguimos ultrapassalos, o trânsito à frente é zero. Ele que estava segurando todo o trânsito. Na praia de Icaraí então é uma loucura. Além deles circularem devagar, vão apreciando a paisagem do lado esquerdo da pista segurandovtoto o trânsito. A maioria é de São Goncalo, Itaberaí Marica, Magé e subúrbios do Rio. Acho que isso é que torna o nosso transito o pior de todos. Ajude-nos!!! 🙏🙏🙏🙏🙏

    1. Tem um certo bairrismo nessa sua colocação. Com as novas placas, não dá para saber de onde os carros são oriundos. Visão preconceituosa elitista.

  36. Tenho algumas dúvidas. Será que vão multar as motos de entregadores e afins que só andam na contramão? E os motoristas de taxi e aplicativos que param em qualquer lugar? E os próprios guardas e PM que param suas viaturas encima das calçadas das praias de Icaraí, são Francisco e charitas. Deveriam ser os primeiros a dar o exemplo.

  37. Desse jeito só vai servir para aumentar a roubalheira dos governantes niteroienses. Por que não utilizar essas câmeras para coibir os constantes roubos de automóveis, motos, estabelecimentos comerciais e até de transeuntes, isso sim seria um ganho para a sociedade.

  38. Será que vai monitorar tambem os assaltos,constantes no centro,icarai,sao francisco eyc…prefeitura multa ate carro em garagem.

  39. Quero e solicitação , não só a informações! Notícias boas e atuações boas da prefeitura de noite e de tantas outras ,e normal não temos.

  40. Deveriam usar estes equipamentos para orientar e ensinar os motoristas . Não para multar.
    Temos o direito de sermos avisados.

  41. Visite Niterói ganhe uma multa, perca bastante tempo no engarrafamento, sofra extorsão quando para no sinal e ajude o prefeito a ficar rico

  42. Bem típico de mal governo.
    Por qual razão os sinais de pedestres fecham sem ter ninguém para atravessar? O desperdício do contribuinte começa na queima de combustível, desgaste de freios e perda de precioso tempo causando os efeitos “sanfona” nós corredores.
    Futurismo retrógrado que até onde ao meu ponto de vista, o principal foco da matéria é ” indústria nada multa”. Fica a dica

  43. Ok, isso deveria ser prioridade para motos, eles não respeitam nada, e andam ente os carros (corredores), trafegando nas vias de ônibus e mto mais.logico deveria serem avisados.

  44. NITEROI MULTA MOTORISTA POR CAMERAS OCULTAS,
    CONFLITO TÉCNICO DE RISCO E CÂMERAS VISÍVEIS. APRENDIZADO NECESSÁRIO.

    Segundo o subsecretário de Transporte e Trânsito de Niterói, Murillo Moreira, o videomonitoramento vai melhorar o trabalho dos agentes de trânsito da cidade. “O uso das câmeras para fiscalização possibilita ampliar a área a ser monitorada, otimizar a atuação dos agentes de trânsito nas ruas, aumentar a disponibilidade destes profissionais em todas as regiões da cidade e assim garantir mais eficiência e eficácia na gestão do trânsito da cidade”. Resumindo: a produtividade da chamada indústria da multa vai crescer em Niterói.( G Monteiro)
    Esta deflagradas a indústria de multa. Os pardais tem o significado de que naquele lugar ha necessidade de redução de velocidade por razões técnicas. Esse é o conceito da Engenharia de Trânsito. De certo, nesse ambiente não há nenhum profissional habilitado, senão guardas municipais.
    Com essa política estilou-se a indústria de multas e põe em risco os usuários , pois se ha pardal é porque há risco
    .
    SENHOR PREFEITO, como sendo V Excia. engenheiro, mesmo não sendo um especialista em Tráfego & Gerenciamento de Risco, deve ter discernimento para a lógica dos pardais visíveis E AS CÂMERAS OCULTAS COMO INDÚSTRIA DE CAÇA NÍQUEIS. UM ACIDENTE COM CÂMERA OCULTA FACILMENTE SERIA AVALIADO EM PREJUIZO DO PODER FISCALIDOR, POR NÃO TER INDICADO A CONDIÇÃO DE RISCO POR DIMINUICAO DE VELOCIDADE E OU OUTOS MOTIVOS

  45. O que vier de mal pela PMN não e de estranhar.Eles poderiam sim com essas câmeras e o monitoramento prender ladrões e assaltantes em tempo hábil, ver vazamentos de água limpa , de esgoto. Ver acidentes e filmar tudo para que as vítimas sejam protegidas e atendidas em tempo recorde para salvar suas vidas, ver tb os veículos que estejam emitindo fiumaça negra e anotar para seu proprietário não poluir o meio ambiente e ser dado um prazo de15dias para consertar o defeito, caso contrário ,a multa seria maior.ai sim acho que haveria utilidade esse gasto. não para arrecadar + $$. e sim para uma gestão responsável, eficiente, fazendo bem a cidade e a população em geral.tudo que estiver falhando na cidade inclusive s inais com defeito, luz de rua apagadas, isso poderia ser visto por tais câmeras e aí sim a prefeitura estaria trabalhando eficientemente. Matando com uma cajadada só vários coelhos.

  46. Todo instrumento para fiscalização de trânsito é bem vindo, há um número imenso de mortes decorrentes de infrações cometidas por usuários das vias, parabenizo a prefeitura do municipio de Niterói pela iniciativa inovadora e certamente, as lesões, mortes e prejuízos com internações e todo processo de reabilitação de vítimas, bem como os prejuizos decorrentes de danos ao patrimônio público e privados como postes e muros, reduzirão significativamente. Mais uma vez parabenizo a iniciativa e que seja referência em todo país!

  47. Minha pergunta é se os agentes irão tomar ações contra os abusos dos motociclistas. Hoje eles andam pelas calçadas, pela contra-mão, furam sinal vermelho, etc, etc. Já vimos isso acontecer em frente aos chamados “agentes de trânsito” sem que os mesmos esboçassem qualquer reação.
    Será? Ou, trata-se apenas de mais uma maquininha para tirar dinheiro de motoristas?

  48. Coibir as motos barulhentas, nem pensar! Será, que as câmeras irão controlar o excesso de barulho das MOTOS?

  49. Este é o governante que escolheram?,que merda,tanta coisa para ser resolvida,e só pensam em multar,e só continuação do antigo prego que governava a cidade,.o bairro de Fátima onde moro,o pessoal da Limpeza passa para limpar as ruas uma vez por mês, poderiam usar este pessoal para limpar as ruas, enquanto isto o anterior prefeito desfruta do dinheiro desviado em Portugal.

  50. Aqui na Av. Tamandaré próximos ao antigo nó na madeira, é uma bagunça só, os carros ficam estacionados em cima da calçada e o pedestre tem que ir pra rua para poder passar, tem que colocar câmera nas proximidades.

  51. Isso é um absurdo! Como vamos nos defender de tanta arbitrariedade? Uma prefeitura, que só pensar em arrecadar, cobrando 3,50 por duas horas de estacionamento na rua onde não se tem nenhuma segurança, enquanto que no Rio é cobrado somente 2,00, e com locais onde só se paga esses 2,00 por um dia inteiro.

  52. Dirijam a metade do valor permitido
    Saia com antecedência para nã chegar atrasado
    Estacione o carro e ande até o destino para evitar tomar multa e fazer o sistema de armadilha falir por falta de multa. O custo de manutenção provavelmente corrupto e super faturado entrará em colapso e findará.
    Pague com a mesma moeda mas com mais inteligência e sabedoria

Comments are closed.