A Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) comemora no próximo domingo (25), 65 anos de fundação. Nesse mesmo dia é comemorado, em Niterói, o Dia Municipal da Reabilitação, instituído em 1987 pelo então prefeito Waldenir Bragança. A AFR, instalada em Icaraí, presta mais de 180 mil atendimentos por ano. Sua grande luta hoje é conseguir que o Ministério da Saúde atualize a tabela de procedimentos reembolsados pelo SUS, que está congelada há 11 anos.
No dia 29, a instituição receberá uma homenagem da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Fabiano Gonçaloves, juntamente com a Pestalozzi, AFAC, APAE e Apada, entidades filantrópicas da área de reabilitação, instaladas em Niterói.
A AFR é uma instituição que merece todos os aplausos no dia do seu aniversário pelo seu esforço e histórico para manter um atendimento de alto nível em recuperação de pacientes nas diversas áreas da fisioterapia, apesar dos parcos recursos que recebe do Governo, onde as consultas pagas pelo SUS não são reajustadas desde abril de 2012.
Apesar dessa falta de apoio governamental consegue, a cada ano, aumentar o número de atendimentos e melhorar suas instalações, além de capacitar com frequência a sua equipe de funcionários para oferecer um tratamento digno e eficiente. Hoje, a instituição atende a 1.700 pacientes, dos quais 350 são crianças com comprometimentos neurológicos congênitos e paralisia cerebral, e 350 com diagnóstico de Síndrome do Espectro Autista. Trata também de um número cada vez maior de jovens adultos vítimas da violência urbana de nossas cidades, principalmente de assaltos, acidentes de trânsito incapacitantes e similares.