Ele largou a Força Aérea Brasileira para aterrissar em solo niteroiense, onde através de suas telas retratou e coloriu por muitas décadas, preferencialmente, o mundo circense. Adolpho de Carvalho, foi sepultado domingo no Cemitério Parque da Colina, aos 90 anos.
O ex-piloto da FAB veio de Santa Catarina para Niterói com 11 anos de idade. Adolpho, uma figura contagiante, conviveu durante muito tempo com o saudoso palhaço, George Savalla Gomes, o famoso Carequinha, de quem se tornou grande amigo. E logo ficou conhecido como o pintor dos palhaços, por mostrar nas suas mais de 1.500 telas metade delas focalizando a vida, os sofrimentos e a alegria do picadeiro.
Era um artista eclético. Sua obra mostrava lugares pitorescos, mulheres em poses sensuais, cenas do cotidiano, Cristo em suas diversas formas, personagens históricas, cavalos, amigos e sua maior paixão: os palhaços, sempre acompanhado da estrofe de um poema feito pelo pintor:
“Tantas belezas// no mundo// e duvide quem quiser// a mais bela e profunda// é a beleza da mulher”. Com esses versos, Adolpho apresentava o quadro em que retrata uma jovem despida sobre uma cama.
Contava que em uma de suas viagens al mare teve a oportunidade de retratar o corpo da famosa atriz Ava Gardner, com quem que passou vários dias na piscina do navio.
Fez sucesso, no programa Almoço com as Estrelas, de Aerton Perlingeiro, na TV Tupi, e em Coisas da Praia Grande, de Carlos Couto, na TV Rio, desenhando ao vivo, durante os programas, caricaturas dos artistas e crianças convidadas.
Inegavelmente, foi uma grande figura humana e um excelente artista, que vai fazer falta na cidade.
Excelente matéria. Parabéns
Tive o privilégio de conviver com ele no country. Era uma pessoa maravilhosa. Vai deixar saudades!