Pedro Ângelo recebendo homenagem na Associação Médica Fluminense, cercado pela família, amigos e colegas de profissão
Pedro Ângelo recebendo homenagem na Associação Médica Fluminense, cercado pela família, amigos e colegas de profissão
Pedro Ângelo Andreiuolo, 85 anos, grande nome da radiologia brasileira e da medicina niteroiense, faleceu na manhã desta terça-feira (20/08) em sua residência, no bairro de São Francisco.
Figura exemplar, o mestre do exame de imagem recém-formado em medicina, foi trabalhar no reconhecido Serviço de Radiologia de Emilio Amorim, no Rio, que proporcionou sua ida para Suécia, para aprender o cateterismo cardíaco, onde fez o primeiro no Rio.
Competente e habilidoso, na volta, ampliou aquele serviço e no Hospital da Santa Casa, onde fez a primeira tomografia computadorizada no Rio, com o cirurgião Paulo Niemeyer. Depois, fez a primeira arteriografia da América Latina.
Foi quem implantou o serviço de imagem da Rede Labs, em Botafogo, quando fez a primeira ressonância magnética no Rio.
No Hospital Santa Cruz, foi chefe de Radiologia e montou o aparelho de tomografia da General Eletric, de terceira geração.
Três médicos que conviveram com o dr. Pedro Ângelo ressaltaram sua vida e sua dedicação profissional. O professor de Radiologia da UFF Alair Sarmet disse que ele foi o grande mestre, formando gerações de colegas que hoje chefiam os mais importantes serviços de imagem no Brasil e no exterior.
O clínico Agnaldo Zagne, seu médico e amigo, disse que todos os profissionais que conviveram com o mestre da imagem aprenderam um pouco e tinham a tranquilidade do resultado ao receberem um laudo assinado por Pedro Ângelo.
O cirurgião Guilherme Eurico disse que perdia um irmão, desprendido de tudo, mas uma figura excepcional como médico e amigo, além de ter sido pioneiro em vários procedimentos no país e o papa da neurorradiologia.
Deixa, a viúva Regina, os filhos Beatriz, Inês e Felipe, médico que mora na Alemanha.
O velório será amanhã, quarta (21/08), às 12h, na Capela 1 do Parque da Colina, e o sepultamento está marcado para as 16h.
Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…
Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…
O rugby exige disciplina, coletividade e resiliência dos atletas / Foto: Divulgação O Niterói Rugby…
Miro Arantes, Carlos Alberto Corrêa e o chef Rudney Paludo que, com sua equipe, preparou…
Osmar Buzin na festa surpresa pelos seus 70 anos preparada pelas filhas Bárbara e Bianca…
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…