Diretor do Centro Educacional Monteiro Lobato (CMOL), dos mais prestigiosos de São Gonçalo, Luiz Carlos Prestes Pinheiro era um bravo lutador da educação e da cultura. A escola que ele fundou do zero com a esposa professora Loymar Zarro Pinheiro, recentemente também falecida, mantinha grupos expressivos de alunos sob bolsa gratuita, o que engrandeceu a instituição por todos reconhecida como veículo de moderno método de ensino.
Por longos anos na liderança do Rotary Club de São Gonçalo, o pedagogo e jornalista Prestes Pinheiro foi diretor da Agência Reuters no Rio de Janeiro na década de 1950. Especialista em radiofotos, Prestes Pinheiro foi participante seminal na montagem da pioneira estação de recepção de imagens e teletipia jundo da antiga rodovia Rio-Campos, altura do Portão do Rosa, São Gonçalo. Ele acreditava haver descoberto o melhor set para instalação apropriada de antenas.
Era membro atuante da Igreja Batista do Ingá, tendo sido diácono da mesma denominação em São Gonçalo. Faleceu aos 89 aos, vítima de deficiência cardiorrespiratória. Deixa o filho psiquiatra Carlos Roberto Pinheiro, e as filhas professoras Cláudia e Elise Pinheiro. O sepultamento será nesta segunda-feira (08/04), às 14h, no Parque da Colina, em Piratininga.
Meu tio que trouxe educação e muita força de melhoria no Brasil. Bjs no seu coração. Obrigada por ter criado sua família e feito a diferença na nossa vida.