O Espaço Irmão Amadeu vai ser inaugurado segunda-feira (15/05) no Colégio La Salle Abel, em seguida a uma missa às 18h30m na capela da escola, em Icaraí, em louvor ao Dia de São Joaão Batista de La Salle e dos Colaboradores Perseverantes.
O espaço será no antigo gabinete de trabalho do Irmão Amadeu, na escola que sob o comando desse ícone da educação se formaram cerca de 50 mil alunos, muitos deles brilhando hoje em suas carreiras profissionais na cidade, no Brasil e até no exterior. Todos creditam o sucesso à formação educacional e à preparação para a vida recebidas do irmão Amadeu no Abel.
Era nesse gabinete que, mesmo depois de ter deixado a direção da escola, onde Irmâo Amadeu recebia amigos e, principalmente, as crianças alunas do Abel. Elas cercavam o mestre com carinho especial.
Foi o Irmão Amadeu quem conseguiu a legalização da área doada, há cerca de cinquenta anos pelo Estado, na Avenida Roberto Silveira para a instalação do Instituto Abel. E que graças ao seu empenho e prestígio foram feitas todas as edificações e melhorias do colégio, como a construção de um teatro e de um ginásio esportivo, e a aquisição de uma nova área para a um novo centro universitário em Niterói.
Uma pena que toda a tradição do irmão Amadeu está se acabando com esta atual direção. Até o tradicional Paiol foi cortado, as aulas de religião são ecumenicas porque os evangélicos são maioria. Uma pena ver o estrago em tão pouco tempo.
A historia do irmão Amadeu se confunde com a historia do Abel.
Conseguiu catalisar politicos, empresarios e todos os colegios de Niterói, em respeito e admiração de sua obra.
Merece todas as homenagens !
Saudações Lassalistas.
Carlos Eduardo Menezes (Menescau)