New here? Register. ×
×

A Niterói em que gostaria de morar

Escrito por Gilson Monteiro às 17:27 do dia 24 de novembro de 2023
Sobre: Cidade perdida
24nov
Contribuintes que pagam um dos IPTUs mais caros do país esperam melhorias para sua cidade. Foto: Gustavo Moore

A Niterói em que eu gostaria de morar, agora quando ela completa 450 anos, era aquela que já foi a primeira em qualidade de vida e que gozava da alta estima de sua população. Só que as coisas têm mudado de ano para ano.

Com a Prefeitura arrecadando R$ 5,8 bilhões, é inconcebível e triste a gente ver que a maioria dessa grana não é gasta em projetos essenciais para benefício e melhoria de vida dos niteroienses.

Gostaria que o Governo Municipal oferecesse uma saúde digna a quem procura o Médico de Família, o Posto de Saude, a Emergência ou o hospital público. Infelizmente, o que se vê hoje é o estado deplorável das instalações da rede de saúde, onde falta de tudo um pouco, desde o remédio, enfermeiros, pessoal de apoio e até médicos.

Queria que na educação os alunos recebessem ensino de qualidade e merenda saudáveis, em vez de assistir os colégios dispensando os estudantes mais cedo porque falta gás na cozinha para preparar o almoço ou que a merenda deles seja apenas biscoito com água.

Gostaria que Governo tivesse gente capaz de tentar pelo menos encontrar soluções para minorar o sofrimento de quem chega todos os dias a Niterói pela ponte Costa e Silva com destino à Zona Sul e perde invariavelmente um tempo enorme nos engarrafamentos da Jansen de Mello, Marques do Paraná e daí por diante. O mesmo acontece na Alameda São Boaventura, na Zona Norte.

Nos fins de semana e feriados outras áreas como a Região Oceânica, ficam intransitáveis com os moradores não podendo receber visitas ou sair de casa. Ir à praia deixou de ser prazer para virar sacrifício.

Que os passageiros encontrassem um transporte público de qualidade, sem precisar ficar esperando por horas, em abrigos desconfortáveis, a chegada do ônibus, nem que à noite esses desaparecessem.

Imagino ver as pessoas andando pelas calçadas sem buracos, tranquilamente e sem serem incomodadas por moradores de ruas ocupando as marquises das principais ruas e praças de Niterói.

Com um contingente enorme de idosos, queria ver a cidade preparada para receber a terceira idade sem muito risco; e que os deficientes tivessem acessos especiais em todos os lugares.

Os contribuintes que pagam um dos IPTUS mais caros do país em uma cidade que recebe R$ 2,3 bilhões de royalties do petróleo não estão sendo muito exigentes.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

13 thoughts on “A Niterói em que gostaria de morar

  1. Nasci em Niterói tem 71 anos, era um lugar MARAVILHOSO para se viver… lembro da minha juventude na Consul Francisc Cruz onde brincávamos na rua sem problemas, lembro dos bares em Icaraí desde o Petip Pris até o Steak House… infelizmente de alguns governos para cá até o de hoje o foco é CORRUPÇÃO e ROUBO dos nossos direitos apesar do nosso IPTU ser altíssimo…

  2. Concordo com o morador e completo:sou de Niterói há 73 anos mas estou em São José dos Campos SP onde mora minha irmã .HÁ 11 meses fiz cirurgia de coluna (artrodese)com Hospital da Unimed e que estrutura! Estou em fisioterapia, atividades na Casa do Idoso. Existe aqui 4 espaços com todos os recursos disponíveis para Idoso semanalmente. Não estou querendo voltar pra Niterói! Que respeito!

  3. Será que São Gonçalo seguirá pelo mesmo caminho que Maricá?
    Já que Niterói perdeu seu encanto!

    1. Lógico que não, tendo em vista q o prefeito de Maricá é e sempre foi um ótimo gestor e o de São Gonçalo uma bosta eleito por uma tenebrosa quadrilha de direita. Cabo eleitoral do fakenews do INELEGÍVEL. São Gonçalo se deteriorando também por péssimos eleitores q se vendem por uma caixa d’água.

  4. A vergonha maior é uma mulher que precisa trabalhar não consegue uma vaga em creche. Por que o município rico não constroem creches. Nas escolas há casos de crianças terem de assistir aula no refeitório porque não consertam o ar refrigerado da sala, não há manutenção. A vergonha maior é que os apadrinhados continuam proliferando na prefeitura, inclusive o ex prefeito Rodrigo Neves fora outros casos como o da emula. Uma vergonha.

  5. Falando sério, Niterói acabou depois do Rodrigo Neves e foi completamente soterrada pelo SatanAxel e seus comparsas, tudo sob os olhos dos vereadores que concordam com isso. Antes, morando em Icaraí, queria ir pra Região Oceânica, mas com a chegada do SatanAxel e seu lacaio desurbanista, Renato Barandier, agora quero mesmo é ir embora da cidade. Foi bom enquanto durou. É hora de levar meu dinheiro para outro lugar.

  6. Vc esqueceu de mencionar o abandono de Pendotiba,talvez um dos bairros com a maior área de preservação ambiental do município,que está totalmente abandonado.Não existe rede de esgoto,que corre a céu aberto,em várias ruas faltam calmamente iluminação.Talvez,poucos saibam que em Pendotiba existem vários produtores artesanais,inclusive cervejarias,aviários etc.Mas a prefeitura nunca deu o mínimo valor ao bairro.

  7. Verdade pura Gilson! Você falou tudo que está engasgado na garganta da maioria dos niteroienses,pelo menos dos que querem uma cidade decente,organizada e habitável. Cada vez mais insegurança,mais pedintes nas ruas de todos os bairros,mais abandono pelo poder público. É uma vergonha!! Pago um dos iptus mais caros do país,sem nenhum retorno.

  8. O nossa Cidade Sorriso está banguela. Com um orçamento desses daria para fazer implante dentário na boca toda e voltar a sorrir como antigamente.

  9. Prezado Gilson Monteiro, sou nascido e criado em Niterói. Dito isso, tudo que você bem descreve de seu desejo e que aliais são de todos nós niteroienses, com tristeza afirmo que o município de Marica colocou em pratica com os mesmos valores que recebem do petróleo !!!!

    Lá souberam aplicar os bilhões do petróleo, reformaram o velho hospital Conde Ernesto, construíram um enorme Hospital Che Guevara na beira da RJ 116, outro está sendo construído na Estrada do Cajueiro, transformaram o DPO do Barroco em base da SAMU, Corpo de Bombeiro e da PM, fora diversos postos de saúde.

    Na Educação, acabam de inaugurar em Itaipuaçú, uma grande e linda escola técnica, além de todas as demais escolas municipais estarem reformadas !!!

    No Urbanismo a cidade esta linda, bem cuidada, em Itaipucu fizeram saneamento básico , calçadas e asfalto na maioria das ruas e Academias a céu aberto a cada esquina e por fim Ônibus de graça para a população e tantas outros benefícios a população !!!

    Digo tudo isso, porque não entendo, como duas Cidades Niterói e Marica, ambas beneficiadas pelos mesmo bilhões do petróleo, tem resultados tão diferentes, no beneficio da população !!!!

    1. Prezado Manoel, também sou nascido e criado em Niterói mas com muitos amigos e frequência na cidade de Maricá. Concordo com vc que a cidade de Maricá tem crescido e se desenvolvido lindamente. Inclusive adoro a cidade. Mas posso afirmar que como todas as cidades do Brasil e do mundo, também apresenta seus problemas. Com relação ao urbanismo, a rede de saneamento básica ainda tem muito a crescer, o trânsito apresenta grandes engarrafamentos, as acadêmias nas ruas existem, mas não em cada esquina. Além de problemas referentes à segurança e tantos outros. Isso não tira os méritos da administração da cidade. Mas ressalta que problemas todas as cidades possuem. Ressalto ainda, que é preciso observar as questões como um todo. Niterói assim como todas as cidades também tem os seus problemas, sendo muitos dos citados, comum as demais cidades e consequência dos últimos governos federal e estadual. Lembro que a nossa linda cidade é que oferece a melhor qualidade de vida do estado e umas das melhores do país. Não é a primeira mais se formos pesquisar, veremos que a diferença é mínima.
      Um grande abraço!

      1. Niterói sou da RO e me sinto muito triste ao sair de bike com destino ao meu local de trabalho e a dificuldade para chegar, as calçadas muita das vezes vc tem que dividir com os pedestres, já que não temos uma ciclovia decente e a quantidade de carros estacionados na calçada

    2. Amigo,acabei de ler um relato de um morador que exalta municipio de Maricá. Também pago IPTU altíssimo no Largo da Batalha e também quero ver isso em Niterói.

Comments are closed.