Tirar a estátua do cacique Arariboia do ponto central de Niterói, em frente à Estação das Barcas, onde estava desde 1973, para colocá-la próximo ao prédio dos Correios, soa como se fosse um objeto transferido via Sedex
Essa decisão evidencia que a administração atual não respeita nem tem compromisso com a cultura e a história da velha província, que há 50 anos deixou de ser capital do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de estar de braços cruzados, nosso Arariboia ali dava as boas-vindas ou se despedia de quem atravessa a Baía de Guanabara.
As proximidades da estátua do índio sempre serviram como ponto de encontro e referência. No passado, durante décadas, os bancos que cercavam seu pedestal eram ocupados à noite e de madrugada por políticos, advogados, professores, jornalistas e figuras da cidade. Ali, continuavam debates em alto nível, iniciados nas mesas da Leiteria Brasil, que fechava pontualmente às 22h, pois abria cedo para o café da manhã.
Essas discussões acaloradas não tinham hora para acabar e não deixavam Arariboia dormir. Entre os participantes estavam o delegado Roulien Pinto Camilo, o ex- vereador Wolney Trindade e seu fiel escudeiro Heitor de Souza, e os ex-deputados Cláudio Moacir, Kifer Neto, José Augusto Pereira das Neves, Flávio Palmier da Veiga, João Galindo, Michel Saad e Enio Pereira da Costa, que se elegeu com trabalho nas redondezas. Eles inspiravam pautas para jornalistas como Jourdan Amora, João Luiz Faria Neto, Ivan Costa, Rogério Coelho Neto, Célio Junger, Continentino Porto e Aparecido Baioneta, que chegavam de barca ou a pé.
O prefeito Rodrigo Neves, ao reformar essa praça em um projeto ao custo de R$ 64 milhões, parece mais interessado no seu marketing político. A inauguração do que chama de “requalificação do Centro” promete shows de artistas e uma estrutura milionária para impulsionar a campanha de sua esposa, Fernanda Sixel, já lançada por ele como candidata a deputada estadual, descumprindo compromissos com antigos aliados.
Rodrigo Neves, nascido em São Gonçalo, está em seu terceiro mandato como prefeito de Niterói. Já era hora de ter uma visão cultural mais profunda e ampla sobre a cidade, pensando grande e não na politicagem de shows milionários nas praias de Icaraí e São Francisco.
A Secretaria de Educação deveria levar estudantes para visitar a estátua de Arariboia e contar a história da cidade, em vez de a Prefeitura mudar o índio de lugar. Daqui a pouco vão levá-lo para a Concha Acústica.
O carro da multa, flagrado em testes no ano passado, filmando as placas dos carros…
São Gonçalo espera passar a receber os petrodólares que jorram nos vizinhos Rio e Maricá…
Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
View Comments
NITEROI ESTÁ PODRE É SUJEIRA NA CIDADE TODA.
ESSE EX-PRESIDIÁRIO SÓ FAZ OBRAS NO CENTRO PARA ATENDER.A MENDIGOS.
A CIDADE FEDE
Como comentar atitudes idiotas, praticadas por quem já foi as malhas da justiça. Ninguém(políticos) principalmente é indiciado sem méritos. Mas(sic). O povo não aprende, mas gosta!!!
É isso aí, um Gonçalense mandando em niterói.chupa que é de Uva Povão
Eu morava em São Gonçalo e tinha 13 anos quando comecei a trabalhar no Rio, e o ponto de encontro com a pessoa que me levava para atravessar a baía da Guanabara era exatamente na estátua de Araribóia. E a estátua era exatamente de frente para Av. Amaral Peixoto, depois foi deslocada para frente da rua da Conceição. Isso começou em 1972 quando comecei a trabalhar. Daqui a pouco ela irá parar no Gragoatá....
E a pergunta que não quer calar !!! ONDE ESTÁ O ROLEX ???? NADA FOI FEITO OU SEQUER EXPLICADO !!!! UM ABSURDO E DESLEIXO TOTAL COM UM "SÍMBOLO" DA NOSSA CIDADE !!!!!
Cadê os vereadores de Niterói? Cadê os representantes do comércio de Niterói. Cadê os empresários de Niterói,?
Estão todos vendo Niterói virar uma cidade sem história.
Ao povo pão e circo, assim começam as ditaduras pelo mundo.
O povo só participa na hora de elege depois sua opinião não importa.
Absurdo esse gasto desnecessário, Niterói com populaçao em sua maioria necessitando de saúde, educação, moradia...
Mas por outro lado o que esperar dos políticos que já passaram pelo município e nada fizeram né?!
Política corrupta, com a educação, saúde, saneamento básico, segurança e etc querendo e merecendo uma atenção especial ele quer fazer graça com a história de Niterói trocando o monumento do Araribóia de lugar e fazendo shows em praia pagando fortunas, mas em fim.
O Rodrigo está batendo o pino
A minha vida é provavelmente e a de milhares de pessoas conhecemos o Centro da Cidade com o Arariboia em frente às barcas. Índio ter seu orgulho.
Achei um desatino mudar a estátua de Araribóia de lugar. A matéria descreve muito bem a tradição da cidade, em relação ao antigo local. Esse prefeitinho segue com sua tradicional sanha da política de pão e circo, financiada com o dinheiro dos pagadores de um dos impostos mais altos do mundo! Enquanto isso, faltam coisas muito mais prioritárias à cidade e aos seus cidadãos. Estamos sem lei e sem ordem, com gente mal educada fazendo o que bem quer e sem consequências, um trânsito caótico, com motos barulhentas e ciclistas que não respeitam os pedestres. Moro aqui há 41 anos, mas, sinceramente, estou pensando em ir embora. Não aguento mais o horror que se tornou essa cidade tão linda e que tanto já amei.
Mais um absurdo desta turma que veio de São Gonçalo e desconhecem a história de Niterói e tudo que querendo é torrar nosso dinheiro com marketing pessoal.
Só espero que mão coloquem mais bancas de jornal na praça as que lá estão já viraram verdadeiras Lojas !
Politicagem de terceiro mundo numa roupagem de primeiro mundo.
Os milhões que Niterói recolhe do petróleo,indo pelo ralo do narcisismo desenfreado desses políticos que deveriam construir casas pra população tão sofrida dessa cidade.
Bem ela poderia ficar no mar, assim como estátuas em outros países e épocas antigas.
Kkkkkkkkkkkkk
Aproveitando tbm,para perguntar o prefeito onde foi para o relógio das barcas oferecido pela loja :Grande Joia do seu Sr.Germano
Está no sítio do ex-presidiário