
Tirar a estátua do cacique Arariboia do ponto central de Niterói, em frente à Estação das Barcas, onde estava desde 1973, para colocá-la próximo ao prédio dos Correios, soa como se fosse um objeto transferido via Sedex
Essa decisão evidencia que a administração atual não respeita nem tem compromisso com a cultura e a história da velha província, que há 50 anos deixou de ser capital do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de estar de braços cruzados, nosso Arariboia ali dava as boas-vindas ou se despedia de quem atravessa a Baía de Guanabara.
As proximidades da estátua do índio sempre serviram como ponto de encontro e referência. No passado, durante décadas, os bancos que cercavam seu pedestal eram ocupados à noite e de madrugada por políticos, advogados, professores, jornalistas e figuras da cidade. Ali, continuavam debates em alto nível, iniciados nas mesas da Leiteria Brasil, que fechava pontualmente às 22h, pois abria cedo para o café da manhã.
Essas discussões acaloradas não tinham hora para acabar e não deixavam Arariboia dormir. Entre os participantes estavam o delegado Roulien Pinto Camilo, o ex- vereador Wolney Trindade e seu fiel escudeiro Heitor de Souza, e os ex-deputados Cláudio Moacir, Kifer Neto, José Augusto Pereira das Neves, Flávio Palmier da Veiga, João Galindo, Michel Saad e Enio Pereira da Costa, que se elegeu com trabalho nas redondezas. Eles inspiravam pautas para jornalistas como Jourdan Amora, João Luiz Faria Neto, Ivan Costa, Rogério Coelho Neto, Célio Junger, Continentino Porto e Aparecido Baioneta, que chegavam de barca ou a pé.
O prefeito Rodrigo Neves, ao reformar essa praça em um projeto ao custo de R$ 64 milhões, parece mais interessado no seu marketing político. A inauguração do que chama de “requalificação do Centro” promete shows de artistas e uma estrutura milionária para impulsionar a campanha de sua esposa, Fernanda Sixel, já lançada por ele como candidata a deputada estadual, descumprindo compromissos com antigos aliados.
Rodrigo Neves, nascido em São Gonçalo, está em seu terceiro mandato como prefeito de Niterói. Já era hora de ter uma visão cultural mais profunda e ampla sobre a cidade, pensando grande e não na politicagem de shows milionários nas praias de Icaraí e São Francisco.
A Secretaria de Educação deveria levar estudantes para visitar a estátua de Arariboia e contar a história da cidade, em vez de a Prefeitura mudar o índio de lugar. Daqui a pouco vão levá-lo para a Concha Acústica.
Niterói tornou-se um grande cimentado. A vista da Baía de Guanabara no Centro e Gragoatá cada vez mais coberta por prédios e muros e novidades. Na praça Araribóia (?) não piso para não sofrer mais desgosto. A cidade é puro lixo travestido de modernidade. E haja bicicleta e moto na calçada, via de regra ocupada por todo tipo de objeto e porcaria do comércio, quando não esburacada.
O Araribóia sendo tirado pra mais uma obra desnecessária, enquanto a cidade outra vez foi inundada ontem durante uma chuva de 40 minutos, como acontece há décadas. Muitos prejuízos, inclusive para mim, que sofro anualmente a extorsão do IPTU enquanto a minha área virou Chernobyl. O caos é conveniente como pretexto para a destruição do Caio Martins. Como isso resolveria inundacoes e alagamentos no Barreto, Região Oceânica e outros pontos distantes, não faço a mínima ideia.
A PRAÇA DOS MENDIGOS CUSTOU 64 MILHÕES?!? QUE VERGONHA! CIDADE CHORO. PINOQUIO EX-PRESIDIARIO SÓ ENGANA QUEM NÃO TÁ CONHECE (…)!
Quanto às obras que estão sendo feitas no centro eu acho muito enriquecedoras esteticamente, pois estávamos às margens da Baía de Guanabara, porém a Baía muito mal era vista pelos transeuntes e hoje temos uma bela vista da Baía enquanto caminhamos pela Rio Branco. A mudança da estátua acho importante caso essa mudança dê mais destaque à mesma. Ele não deveria ficar de pé em frente ao portão das barcas, como quem espera uma namorada chegar do Rio, mas sim, de pé de frente ao mar representando sua função histórica. Já quanto ao passado glorioso, ficou no passado mesmo, com a quantidade de moradores de rua de hoje. Definitivamente não é o melhor lugar para visitações turísticas hoje em dia.
Fiquei chocado com essa mudança de local, o povo deveria ser consultado, fazer uma mudança dessas e como dar um tapa na cara do povo…
Qual o sentido da linda estátua de Arariboia ficar escondida?O nosso indio avistava os tapumes das barcas numa posição sem o seu devido valor historico!!! Com esta pequena mudança de lugar mas de grande relevância o nosso guerreiro voltou a ter uma ampla visão do mar posição esta significativa! Voltou a defender Niterói !! Vamos aplaudir gente e admirar nossa cidade que acredito ser a única a homenage valorizar um indígena!O Centro está ficando lindo !
Bom, para quem acha que Arariboia tem importância na história de Niterói, as terras daqui foram lhe oferecidas pelos serviços prestados na capital. O certo é a estátua ir para a Praça XV. Em vez disso ficam espalhando lendas sobre os trabalhos prestados aqui na província. Niterói foi doada para o guerreiro Arariboia para que ele não tomasse a capital do Rio de Janeiro.
Que Praça VX o que! até onde sei Araribóia e de Niterói. Araribóia era indio pertencente a Niterói.
Araribóia foi desrespeitado. Não foi o único.
O Mercado Municipal de Niterói também.
O Mercado Municipal de Niterói, oficialmente reconhecido como patrimônio histórico, cultural, turístico, gastronômico e imaterial do estado do Rio de Janeiro, teve um puxadinho construído no lado direito da fachada principal.
QUEM AUTORIZOU?????
Patrimônio histórico, cultural descaracterizado???!!!
QUEM AUTORIZOU?????
Tem a rua antiga Moreira Cesar , que o povo recusou, mas na calada da noite foram e mudaram as placas, o povo não foi consultado para trocar de lugar a estátua.
O prefeito nem de Niterói é! O mesmo vale para boa parte da prefeitura!
A cultura e a história de Niterói morreram nas mãos dessas pessoas que nem daqui são!!
E toma de dinheiro do erário 💵 e viagem pra Portugal…
Cadê o relógio rolex grande que ficava na entrada das barcas
64 milhões para ficar uma bela ilha de um calor que beira o insuportável pela falta de arborização
O mercado Municipal foi resgatado do governo do estado estava abandonado foi reformado e hoje é orgulho de Niterói!! Vamos frequentar e incentivar o mercado!!
Tá explicado.Ele é Gonçalense .E até tirou o feriado de Arariboia.Esse cara não merece a prefeitura da nossa cidade.
Se ele não gosta de Niterói, por que pega tudo de bom,!!!!!! Em Niterói para ele, sua família e seus aliados, sei o povo de SG está aos pouquinhos aprendendo.
O importante é saber a razão da estátua ter sido oferecida pra ser ser feita e colocada aqui na nossa querida Niterói, se foi essa intenção não tem o que se discutir, a está em Niterói e não tem sentido ficar discutindo se deveria ou não mudar sua posição pra um outro local considerado mais estratégico da Praça ARARIBOIA, nada de Praça XV.
Quer trocar? Vem pra Sao Goncalo entao. More aqui e vera a merda que é. Esse prefeito melhorou muito Niteroi. Pra Sao Goncalo chegar proximo de Niteroi, sera necessario mais uns 30 anos.
Os índios continuam aqui….
Dinheiro que poderia ter sido gasto com educação, saúde .moraria popular é gasto com besteiras.
Trocar de prefeito? Seria um sonho. Meus primos que moram em São Gonçalo e são de esquerda, se renderam à boa gestão do Capitão Nelson. Você não deve ir à cidade há bastante tempo. São Gonçalo está evoluindo a uma velocidade impressionante.
É um covarde, pinoquio age na calada da noite a impor suas vontades, sociólogo oportunista que será desconstituido pela História. Tomei conhecimento que qdo Dr Waldenir Bragança esteve em sua sessão eleitoral, foi aplaudido, os mais jovens não sabiam quem era, isto porque não interessa promover uma narrativa de valores desconstituida pelo Governo presente de Niterói. E estas condutas são reverberadas no Estado, o que demonstra ser Pinoquio um politico NÃO confiável
NITEROI ESTÁ PODRE É SUJEIRA NA CIDADE TODA.
ESSE EX-PRESIDIÁRIO SÓ FAZ OBRAS NO CENTRO PARA ATENDER.A MENDIGOS.
A CIDADE FEDE
Como comentar atitudes idiotas, praticadas por quem já foi as malhas da justiça. Ninguém(políticos) principalmente é indiciado sem méritos. Mas(sic). O povo não aprende, mas gosta!!!
É isso aí, um Gonçalense mandando em niterói.chupa que é de Uva Povão
Niterói tem uma péssima administração pública infelizmente em todos os setores.
A praça não precisava de reforma, agora vai mudar o curso dos ônibus, cadê o orçamento da obra, não vi em nenhum audor obrigatório
Cadê o Orçamento, o povo não participa de nada? E a população de rua, e pra que ele quer botar árvores na Amaral Peixoto, vai derrubar os prédios, fez consulta popular? Ou ele se acha dono de Niterói.
Eu morava em São Gonçalo e tinha 13 anos quando comecei a trabalhar no Rio, e o ponto de encontro com a pessoa que me levava para atravessar a baía da Guanabara era exatamente na estátua de Araribóia. E a estátua era exatamente de frente para Av. Amaral Peixoto, depois foi deslocada para frente da rua da Conceição. Isso começou em 1972 quando comecei a trabalhar. Daqui a pouco ela irá parar no Gragoatá….
E a pergunta que não quer calar !!! ONDE ESTÁ O ROLEX ???? NADA FOI FEITO OU SEQUER EXPLICADO !!!! UM ABSURDO E DESLEIXO TOTAL COM UM “SÍMBOLO” DA NOSSA CIDADE !!!!!
Nunca gostei da estátua de Arariboia na entrada da cidade. A verdade não contada sobre Arariboia, do ponto de vista indígena anti colonial moderno, é que muitos o consideram um traidor, pq ele se aliou aos portugueses, que foram responsáveis pela colonização, escravização e extermínio de diversos povos indígenas. Ao lutar contra outros povos nativos, como os Tamoios,
Arariboia fortaleceu o projeto europeu de dominação e destruição de culturas indígenas.
Como tem eleitores chorões do Jordy…. Perdeu Mane!!!
Cadê os vereadores de Niterói? Cadê os representantes do comércio de Niterói. Cadê os empresários de Niterói,?
Estão todos vendo Niterói virar uma cidade sem história.
Ao povo pão e circo, assim começam as ditaduras pelo mundo.
O povo só participa na hora de elege depois sua opinião não importa.
Absurdo esse gasto desnecessário, Niterói com populaçao em sua maioria necessitando de saúde, educação, moradia…
Mas por outro lado o que esperar dos políticos que já passaram pelo município e nada fizeram né?!
Política corrupta, com a educação, saúde, saneamento básico, segurança e etc querendo e merecendo uma atenção especial ele quer fazer graça com a história de Niterói trocando o monumento do Araribóia de lugar e fazendo shows em praia pagando fortunas, mas em fim.
O Rodrigo está batendo o pino
A minha vida é provavelmente e a de milhares de pessoas conhecemos o Centro da Cidade com o Arariboia em frente às barcas. Índio ter seu orgulho.
Achei um desatino mudar a estátua de Araribóia de lugar. A matéria descreve muito bem a tradição da cidade, em relação ao antigo local. Esse prefeitinho segue com sua tradicional sanha da política de pão e circo, financiada com o dinheiro dos pagadores de um dos impostos mais altos do mundo! Enquanto isso, faltam coisas muito mais prioritárias à cidade e aos seus cidadãos. Estamos sem lei e sem ordem, com gente mal educada fazendo o que bem quer e sem consequências, um trânsito caótico, com motos barulhentas e ciclistas que não respeitam os pedestres. Moro aqui há 41 anos, mas, sinceramente, estou pensando em ir embora. Não aguento mais o horror que se tornou essa cidade tão linda e que tanto já amei.
Só espero que mão coloquem mais bancas de jornal na praça as que lá estão já viraram verdadeiras Lojas !
Mais um absurdo desta turma que veio de São Gonçalo e desconhecem a história de Niterói e tudo que querendo é torrar nosso dinheiro com marketing pessoal.
Politicagem de terceiro mundo numa roupagem de primeiro mundo.
Os milhões que Niterói recolhe do petróleo,indo pelo ralo do narcisismo desenfreado desses políticos que deveriam construir casas pra população tão sofrida dessa cidade.
Aproveitando tbm,para perguntar o prefeito onde foi para o relógio das barcas oferecido pela loja :Grande Joia do seu Sr.Germano
Está no sítio do ex-presidiário
Kkkkkkkkkkkkk
O Centro da minha cidade de Niterói está lindo! Precisava sim de uma baita reforma! Achei ótimo terem mudado o local da estátua de Araribóia, a praça está mais agradável, imagino como a tempos mencionado no texto acima, pois antes era uma poluição visual só, nem se notava se não desse um tropeço ( forma de expressão tá.) Vamos elogiar também gente! A vida tá chata de tanta reclamação, admirem, parabenizem, desfrutem e vivam!
O prefeito tá tendo um cuidado com centro de Niterói que estava às moscas, horrível. Tá dando um novo sentindo, valorização. Ele não está anulando o nosso arariboia. Ele está apenas transferindo se ligar por uma logística aceitável, e admirável. Sábado fui ao centro de Niterói. Coisa que a algum tempo eu não fazia. Confesso que me senti representada, não me senti só com promessas,esquecida. Tá acontecendo. Parem de lutar gerra política de forma adversárias,lutem juntos por um só propósito. O povo!! Mudar é necessário quando o propósito é caminhar juntos. Arariboia merece o nosso respeito. Na coletividade nós somos Arariboia. E por preservar o que lá trás ele começou, o novo está acontecendo. O avanço está surgindo. E a nossa estátua já esquecida voltou a brilhar, renascer, ser falada, até por muitos que nem sabiam que ela estava ali. Mesmo passando por ela todos os dias. Chega de hipocrisia. Arariboia pra sempre existirá só que agora com honra através do avanço da nossa cidade. A cultura caminha junto. E vamos juntos acontecer!!!!
Bem ela poderia ficar no mar, assim como estátuas em outros países e épocas antigas.