New here? Register. ×
×

Contribuinte para mais 20% pela iluminação pública

Escrito por Gilson Monteiro às 16:07 do dia 29 de setembro de 2015
Sobre:
29set

poste-acesoAs contas de energia elétrica dos contribuintes, já tão penalizadas com a tal da bandeira vermelha, vão ficar ainda mais caras. A Prefeitura aumentou em 20% a Contribuição de Custeio do Sistema de Iluminação Pública (Cosip), desde o último dia 12 deste mês.

A incoerência desse reajuste, no entanto, é o fato de que a Secretaria Municipal de Fazenda apurou um superávit de R$ 1,3 milhão com a arrecadação da receita da Cosip e o prefeito petista Rodrigo Neves decretou em 24 de setembro que a verba seria utilizada na suplementação do programa de trabalho 04.122.0001.2152, da Secretaria Municipal de Administração.

Se a Prefeitura estava com dinheiro sobrando da Cosip, e como só pode gastar essa verba para “fazer face ao custeio dos serviços públicos de iluminação, incluindo instalação, manutenção, melhoramento, operação e fiscalização do sistema de iluminação das vias, logradouros e demais bens públicos”, isto quer dizer que o governo municipal vai gastar ainda mais com o consumo de energia elétrica esbanjando luz nas repartições. Do contrário, teria suplementado o programa de trabalho da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), que cuida dos projetos de manutenção e ampliação da rede de iluminação pública e não deveria deixar postes com lâmpadas acesas durante o dia, como na Estrada do Engenho do Mato.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|