O Serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) passou a contar com um moderno equipamento capaz de realizar procedimentos cerebrais e cardíacos simultaneamente. O equipamento Artis Zee Pure é o primeiro a ser utilizado no Estado do Rio pelo CHN. Possui uma ampla gama de configurações e aplicações em 3D com tecnologia de ponta para preencher quaisquer necessidades na radiologia intervencionista.
A aquisição desse angiógrafo e sua instalação em uma segunda sala de hemodinâmica do hospital representam investimentos de mais de R$ 10 milhões. Na inauguração, a diretora Ilsa Felows agradeceu o apoio que tem recebido da Rede Ímpar para fazer do CHN um dos melhores hospitais do Estado, dotado dos mais modernos equipamentos, além de contar com uma equipe médica e técnica de alto nível. Reconheceu a abnegação de todos funcionários que têm se esforçado para que o CHN ofereça um atendimento diferenciado e digno.
Quem sai ganhando com todos esses avanços são os médicos e as equipes técnicas, bem como os pacientes e seus familiares que não precisam mais atravessar a ponte em busca de uma melhor assistência médica.
Carlos Henrique Falcão, coordenador do Serviço de Hemodinâmica do CHN, explica as vantagens da nova tecnologia. “Em procedimentos como angioplastia, embolização e biópsia, por exemplo, a tecnologia de fusão de imagens permite exportar as imagens do exame de tomografia ou ressonância previamente feito para o equipamento de hemodinâmica, através de um software, por meio do qual o médico intervencionista as integra, ao vivo, ao procedimento que será realizado, observando a anatomia e guiando com maior precisão o cateter. Esse equipamento não só reduz a exposição do paciente à radiação utilizada, mas também o uso de contraste”, explica o médico.
O Serviço de Hemodinâmica é uma estrutura fundamental na identificação e no tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas, em que é possível realizar cateterismo cardíaco; angioplastia coronariana com implante de stent; ultrassonografia intracoronariana; avaliação de reserva de fluxo (FFR); valvoplastia e implantes transcutâneo e transapical de válvulas cardíacas.
— Contar com profissionais capacitados, equipamento moderno e serviço com duas salas integradas de hemodinâmica torna o CHN um hospital ainda mais seguro para a abordagem das patologias cardiovasculares, fundamentalmente nos casos emergenciais, como infarto e acidente vascular cerebral, em que essa integração assegura o cuidado e a rapidez imprescindíveis para o tratamento adequado — finaliza Falcão.