New here? Register. ×
×

Painel da prefeitura atropela ortografia

Escrito por Gilson Monteiro às 12:14 do dia 17 de agosto de 2018
Sobre: Painéis 'inúteus'
17ago

Ortografia não é mesmo o forte dos operadores dos caríssimos painéis eletrônicos instalados pela prefeitura em Niterói. O da Praia de Icaraí, na manhã desta sexta-feira (17/08) lembrava os motoristas para utilizarem o SINTO de segurança.

“Inutéu, a gente somos inutéu”, parecem gritar para o contribuinte esses milionários e imprestáveis painéis eletrônicos

Instalados em dez pontos de Niterói para, supostamente, ordenar o trânsito da cidade não passam de monstrengos arquitetônicos enfeando a paisagem urbana e de pouca utilidade para os motoristas. Quando não estão informando “Trânsito bom”, mesmo com as ruas congestionadas, atropelam a ortografia com mensagens de  “Boa Viajem” (sic).

Os trambolhos colocados na Alameda São Boaventura, Centro, Praia de Icaraí, São Francisco, Largo da Batalha e Região Oceânica fazem parte de um contrato de R$ 19,15 milhões assinado pela prefeitura de Niterói com a empresa Ineo do Brasil Engenharia e Sistemas para a implantação do Centro de Controle Operacional de Mobilidade sediado em Piratininga.

Esse dinheiro foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 20 anos, tempo que supera a vida útil dos equipamentos adquiridos. A operação de crédito com o BID foi aprovada em 2013, no montante (à época) de R$ 65 milhões para financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social, que previa obras de contenção de encostas e melhoria no sistema de sinalização do trânsito da cidade.

Além do mais, nos pontos em que estão instalados os painéis, eles de pouco servem com a informação de “fluxo intenso” ou “pista interditada”. Motoristas reclamam que não têm alternativas para seguir viagem por outro caminho. Se no acesso ao túnel em direção a Charitas, por exemplo, é informado que o trânsito à frente está ruim, não há outra opção. O mesmo acontece na Praia de Icaraí, na Alameda e no Largo da Batalha.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Painel da prefeitura atropela ortografia

  1. A cada dia CINTO o quanto certos gestores nomeados pelo alcaide Rodrigo não estão nem aí para o que vemos e detectamos como perfumarias inúteis e onerosas aos cofres municipais. Poderia aqui enumerar certas empresas municipais cabides para muitos locais e “estrangeiros”. Olho para todos com muito asco.

  2. Gilson, meu caro jornalista
    O Alcaide Rodrigo Neves não está nem aí pra ortografia, a preocupação dele é fazer implante de cabelos para esconder a careca.

  3. Caro Gilson Monteiro, procure ver as maravilhas que fazem nas obras da nova estrada na Região Oceânica. Acabaram de instalar um semáforo numa curva. Fica na rótula da Av. Central, em frente à padaria Versalhes. Ainda está desligado. O motorista só verá o sinal quando estiver atropelando quem estiver atravessando na faixa de pedestres. Vale conferir!

  4. Se gastassem essa fortuna pagando melhor aos professores, talvez o resultado fosse menos chocante, teríamos pessoas bem alfabetizadas e não passaríamos por esse vexame!!

  5. Exmo. Sr. Prefeito “CINTO” muito, mas estes painéis são de um tremendo “mal” gosto e não têm nenhum objetivo prático.

Comments are closed.