O niteroiense Rodrigo Zambão foi nomeado no Diário Oficial de quinta-feira (05/04) como o novo procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro em substituição a outro niteroiense, Leonardo Espíndola, que chegou a deixar o cargo em novembro do ano passado para não cumprir uma ordem do governador Luiz Pezão, a qual contrariava seus princípios e a legislação em vigor.
Espíndola não concordou em defender a nomeação do deputado Edson Albertassi (PMDB) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entendendo que constitucionalmente esta pertencia ao quadro de auditores do órgão.
Zambão é procurador do Estado desde 2006, tem 36 anos. Foi assessor Jurídico-Chefe na Secretaria estadual de Obras; assessor do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal; Subsecretário Jurídico da Casa Civil; e é mestre em Direito Público pela UERJ, além de ser professor de Pós-graduação em Direito Administrativo Empresarial da Universidade Candido Mendes, Professor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) e da Escola Superior de Advocacia Pública (Rio de Janeiro).