O Ministério Público e a Polícia Civil realizam a Operação Arariboia na manhã desta quinta-feira (27/07) cumprindo 57 mandados de prisão contra traficantes e ladrões de carros nas comunidades do Complexo do Caramujo, Morro do Bumba, Favela da Barreira, Favela da Lagoa, Viradouro, Morro do Castro e Morro do Palácio.
Eles são acusados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e roubos, em especial, de carros e motos. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que o número de roubos de carros em Niterói, nos seis primeiros meses do ano, aumentou de 568 casos registrados em 2015 para 824 em 2017.
O MP iniciou as investigações há dois anos e já obteve a prisão de Rodrigo da Silva Rodrigues, o Tineném, apontado pela denúncia como uma das referências para traficantes de outras localidades quando precisavam encomendar o roubo de um veículo; Alcindo Luiz Fernandes, vulgo “Da Cabrita”, apontado como um dos líderes da quadrilha; e Amancio Levi Clemente Moura, vulgo “Levi do Bumba”, chefe do tráfico no Morro do Bumba.
A ação está sendo executada hoje por promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e por agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública com apoio de policiais civis.
Além da denúncia oferecida, o GAECO/MPRJ obteve mandados de prisão preventiva de todos os acusados junto à 2º Vara Criminal de Niterói, sendo que 20 denunciados foram presos ao longo das investigações iniciadas em 2015. De acordo com a denúncia, os veículos roubados pelos traficantes eram utilizados para o transporte do material entorpecente, armas e também para o deslocamento das lideranças.