New here? Register. ×
×

Mesas vazias nos restaurantes de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 10:03 do dia 6 de julho de 2017
Sobre: Cardápio da crise
06jul

A crise pegou em cheio a maioria dos restaurantes de Niterói, que nos últimos três meses têm amargado resultados no vermelho, fazendo alguns fechar as portas, como o A Mineira, na Mem de Sá, em Icaraí. Os donos afirmam que são vários os fatores: em primeiro lugar a crise econômica e financeira e a onda de violência que atingiu o Estado do Rio, principalmente Niterói, inchada de servidores públicos e aposentados que estão sem receber os salários em dia.

Depois vem o preço altíssimo dos alugueres, tornando-se quase inviável o seu pagamento, acrescido de outros encargos fixos (como IPTU e condomínio). Outro fator são os aumentos dos insumos básicos, principalmente as carnes e os frutos do mar.

Empresários do setor gastronômico dizem que, em consequência, os restaurantes tiveram que subir os preços nos cardápios, mas nem assim conseguiram sair do déficit de 40% de receita. Alguns diminuíram as porções para manter a qualidade sem alterar o valor dos pratos, mas ainda assim a clientela não está voltando às mesas dos restaurantes de Niterói.

Já os clientes reclamam dos preços da comida e das bebidas. Assalariados evitam almoçar na rua, levando comida de casa ou fazendo pequenos lanches, apesar da quantidade de restaurantes a peso instalados na cidade.

Restaurantes estão fechando as portas e outros vão tentando manter a casa aberta porque o custo para dar baixa numa firma é muito alto, devido ao passivo dos encargos sociais e dos impostos cobrados pelo governo.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

8 thoughts on “Mesas vazias nos restaurantes de Niterói

  1. O unico que nunca viu crise é o Outback.
    O novo da Miguel de Frias ontem tinha 40 mesas na frente!

  2. Esse modelo de “A Mineira” , nunca agradou muito. Abriram um parecido na rua Noronha Torrezão e fechou rápido.

  3. Só uma ressalva: À Mineira Orquídea fechou por causa de desentendimentos entre os sócios, não por causa da crise ou da violência. Quanto ao setor como um todo, a avaliação do articulista está correta.

  4. O que contribui muito além da crise é a violência. Pois mesmo quem Ainda não foi afetado pela crise não tem mais coragem de sair de casa , principalmente à noite.

    1. A crise ressentida por restaurantes e congêneres, tem suas causas bem definidas sem que haja o menor sinal de “luz no fim do tunel” por parte das chamadas “autoridades competentes.
      Primeiro, por total falta de policiamento, o cidadão é assaltado em qualquer momento e em qualquer lugar. Seja dia seja noite.
      Segundo, no bojo da crise, restaurantes exorbitam na cobrança de seus preços sem a devida contrapartida.
      Terceiro, o Estado, no papel de “grande empregador”, nao honra sua folha de pagamento por indisponibilidade de recursos, posto que foi pilhado pela quadrilha de Sérgio Cabral coadjuvado por Pezao, que há muito já deveria ser destituído e preso por corrupção e incompetência, como seu chefe.
      Quarta, outro problema é estacionar, sabendo que em alguns casos, o custo é proibitivo.

    2. Digite golpistas,as consequéncias estão aparecendo, isso é só o começo,, espere as reformas da morte

      1. Tania, o golpe ou seja lá denominação que dê a queda da Dilma, não tem nada haver com a crise financeira, que caso esteja interessada em entender, começou muito,mas, muito antes da decisão de tira-la do poder.
        Basta pesquisar na internet sobre a crise que verá que começou no final do primeiro mandato da mesma.
        Não que ela tenha culpa direta, fez parte sim, mas ocorreu por incompetência da gestão anterior. Pesquise antes sobre os índices da economia de 2014, 2015, 2016, pode ter certeza que encontrará a resposta certa para sua afirmativa.
        Bem, quanto a reforma serão inevitáveis, algo precisa ser feito, e não vamos nem entrar no mérito de direito, causas e efeitos. A matemática e a contabilidade apontam para um gigantesco déficit daqui a 30 anos, onde os governos anteriores até a Dilma, que alias, cogitou em fazer isso, visto que, existem vários depoimentos dela na internet falando sobre a necessidade de fazer reformas, mas, como são decisões em que a conta seria paga pelo povo, e pelo voto do povo ninguém teve coragem politica de fazer, caímos agora nesse ralo apontamos o dedo para que enxergamos agora.
        Não apoio nem partido ou posição, Vejo Temer,Aécio e etc… do mesmo saco que vieram seus antecessores Dilma, Lula, FHC e etc…, são do mesmo grão, da mesma safra e com os mesmo valores éticos e morais.
        Sou completamente apolítico, posição politica e religião na minha opinião, cegam e estreitam ideias e pensamentos, precisamos pensar livres, principalmente nestes momentos de crise institucional e moral, precisamos ser mais racionais e lógicos.
        Não faço este comentário como uma critica, mas, sim por tentar colocar mais um ponto de vista nessa situação.

Comments are closed.