A que ponto chegou a ousadia dos flanelinhas em Niterói. Um senhor ao parar o carro na vaga reservada a idosos na Avenida Ary Parreiras, em frente ao Restaurante La Mole, foi abordado por um homem que logo lhe foi oferendo o cartão especial fornecido pela Prefeitura para motoristas maiores de 60 anos de idade estacionar em vaga cativa. Ainda teve a cara de pau de dizer que também tinha cartão para a vaga de deficiente, garantindo que com o papeluch ninguém incomodaria o ‘freguês’, que nenhum agente de trânsito iria multa-lo.
Estacionar em vagas de idosos ou deficientes sem a autorização necessária é infração grave (cinco pontos) sujeita à multa de R$ 195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
O cartão criado pela prefeitura em 2009 é um documento que autoriza o idoso a ocupação de vagas de estacionamento sinalizadas com a legenda “Idoso” nas ruas e também em estabelecimentos particulares que reservem vagas para este fim. A gratuidade, porém, é assegurada somente nos estacionamentos públicos.
Que pilantragem conjunta. Hipocrisia ao extremo.
O idoso tem que provar que é idoso. Mesmo com cabeça cheia de cabelos grisalhos e portando uma carteira de identidade pode ser multado.
Tem de se humilhar, declarar o óbvio, em algum órgão da prefeitura, para conseguir um cartão pra poder estacionar sem ser multado ou alvo de deboche.
Uma vergonha essa invenção de cartão obrigatório. Tem prefeitura que nem dá o tal cartão, e aí como fica?