New here? Register. ×
×

Viga racha no mergulhão de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 16:13 do dia 2 de maio de 2017
Sobre: Ameça no ar
02maio

Depois que um vídeo mostrando uma viga rachada no mergulhão da Marquês do Paraná viralizou na internet ontem (01/05), a prefeitura de Niterói se apressou em tapar o sol com a peneira, negando que haja “qualquer risco de desabamento, total ou parcial, do mergulhão Ângela Fernandes, no Centro”.

O vídeo feito por Bruno Lobato (veja no final) mostra a viga fraturada e ele alerta para a possibilidade de algum pedaço de concreto se soltar e atingir os veículos que passam embaixo. Mostra ainda que essa viga na entrada do mergulhão está também com fissuras no meio da peça.

Em nota, a prefeitura insiste que “apesar da rachadura no concreto, a ferragem que sustenta a viga está intacta, o que afasta qualquer risco. A Secretaria Municipal de Obras dará início ao reparo necessário no mergulhão, que é rotineiramente monitorado por técnicos”.

Segundo um experiente engenheiro, ouvido pela coluna, há urgência de ser realizada uma vistoria técnica no mergulhão, além do escoramento imediato e da proteção da viga para não cair pedaços de concreto sobre os veículos.

— Além disso, precisa instalar vigas para recompor o entroncamento das paredes laterais, isto com a mesma urgência do escoramento das vigas, que precisam ser inspecionadas uma por uma – diz o engenheiro.

A prefeitura de Niterói diz que a rachadura vista “na entrada da passagem subterrânea é consequência do choque de um caminhão-baú que desrespeitou a sinalização sobre limite de altura”. Acrescenta ainda a nota oficial que “cabe ressaltar que a viga em questão é um limitador de altura, tendo, portanto, justamente a finalidade de impedir o tráfego destes veículos pelo local, protegendo a estrutura do mergulhão de eventuais choques”. 

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

7 thoughts on “Viga racha no mergulhão de Niterói

  1. Boa tarde todos!

    Muito bem observado por quem postou as imagens, todos nós estamos vendo que a coluna esta trincada e desalinhada, com riscos de acidente a qualquer momento.
    falta de aviso não é, onde estão os responsáveis para tomarem providências? Antes que o pior aconteça.

  2. Não precisa ser engenheiro para constatar que a viga em questão não está aguentando a pressão lateral exercida pela paredes.
    O local onde foi construído o mergulhão é um areal parecido com areia de praia e ali havia um olho d’água que encharca a areia e esta pressiona as paredes. Não acredito que por trás das placas metálicas que tem a função de parede do túnel haja concreto suficiente para aguentar a pressão feita pela areia encharcada (elas já apresentam corrosão) e as vigas superiores estão ali para segurar essa força lateral.
    A viga mostrada nas fotos e filmes está arqueada, trincada nas pontas e no meio, o que é muito sintomático antes do cisalhamento do concreto, o qual, diga-se de passagem, parece ser de péssima qualidade (muita areia e pouco cimento), o que ainda está segurando são as ferragens, isso enquanto não estiverem enferrujados já que, pelas fissuras, já estão ao alcance dos agentes de degradação.
    Desde que foi inaugurado eu já dizia que foi uma obra terminada nas coxas, aquilo vai cair.

  3. A plaquinha no meio deve ser para esconder essa vergonha dos motoristas que passam por lá todos os dias, colocando inocentemente suas vidas em risco. Isso já era de se esperar com a quantidade de água que escorre pelas paredes laterais. Não precisa ser engenheiro para saber que foi mais uma daquelas obras em que se superfatura e gastasse um milésimo dela em material e não de obra de quinta. Além do que esse mergulhão – na minha opinião – é horrível. Vamos fazer os reparros, antes que vire o “Mergulhão para o Inferno”!

  4. A PMN tá de brincadeira. A função dessa viga NÃO é limitar altura de veículo nada. A função dela é atuar como estronca, mantendo as paredes laterais na poaição vertical. O problema, muito provavelmente, ae deve ao fato de que as paredes laterais, em perfis metálicos estão sendo corroídas e pressionadas pela água que se encontra por trás delas, reduzindo a sua resistência e deformando-as. Com isso, há uma sobrecarga nas estroncas. Aquela obra precisa de reforço urgente porque os perfis metálicos não são a solução mais adequada para conter materiais saturados.

  5. Essa tragedia esta anunciada há um ano e nenhuma posição de respeito á população !
    Vamos esperar a primeira tragedia, quem sabe, com familiares dos proprios engenheiros para que tenham consciência do risco iminente !

    Marques do Paraná deverá ser a única alternativa para quem não quiser correr mais riscos do que já corre !

Comments are closed.