Com um orçamento de R$ 936 mil anuais, a Secretaria Municipal do Idoso, gasta praticamente toda a sua verba com pessoal. O Diário Oficial da Prefeitura de Niterói publicou na quarta-feira, 18/01, muitas nomeações para essa pasta criada há dois anos, inclusive a de três subsecretários. Dois deles, Valter Pereira de Almeida e Nilo de Oliveira Filho, devem ser muito empistolados, pois foram nomeados duas vezes para o mesmo cargo, pelas portarias 488, 489, 498 e 497.
A secretaria entregue ao vereador Andrigo, para que o suplente Betinho assumisse o mandato na Câmara de Vereadores pelo partido Solidariedade, não tem ainda um Fundo de Assistência ao Idoso, o que impede ao município de receber recursos do Estado, da União, de empresas e até de organizações Internacionais. O Conselho foi criado, mas não foi regulamentado. A Secretaria do Idoso, como muitas outras, serve apenas de cabide de emprego para cabos eleitorais de vereadores e demais aliados de Rodrigo Neves.
Ao mesmo tempo, duas entidades de assistência aos mais velhos estão sem receber qualquer tipo de ajuda do poder municipal, apesar de seu excelente e reconhecido trabalho pelos idosos. A Casa Convívio, dirigida pela irmã Cândida Borges, recebe os idosos com café da manhã, almoço e lanche, e ali eles passam o dia todo, com atividades específicas para a idade.
Já a Universidade da Terceira Idade, que tem o ex-prefeito Waldenir Bragança como reitor, promove palestras, oficinas de memória viva e de teatro, aulas de inglês, francês, italiano e espanhol, além de palestras, coral e passeios pela cidade. Funciona nas dependências da Faculdade de Direito da UFF e o trabalho é feito por voluntários.
SE cortassem todos esses cabides de emprego, teria mais dinheiro pra educação e saúde.