Depois da derrota que o PT sofreu em todo o país, perdendo 374 prefeituras (inclusive de grandes cidades como São Paulo), o partido de Lula joga todas as suas fichas neste segundo turno em Niterói. Rodrigo Neves, que se abrigou no Partido Verde para tentar descolar sua imagem dos escândalos do mensalão e do petrolão, concorre à reeleição contando tanto com expoentes petistas como com lideranças de variados matizes, mas todas tendo à frente velhos nomes da política, dos quais hoje o eleitorado, este sim, quer desapegar-se.
Se para o candidato de oposição, Felipe Peixoto (PSB), não sobraram nomes de projeção na política, Rodrigo tem a seu lado Jorge Piccianni, Sergio Cabral, Pezão e Sergio Zveiter (todos do PMDB), Marcelo Crivela (PRB), Garotinho (PR), Jorge Roberto Silveira (PDT), Comte Bittencourt (PPS), Rodrigo Maia (DEM) e Washington Quaquá (presidente estadual do PT).
O que ex-petista Rodrigo Neves, seus partidários e os mais íntimos assessores não queriam era ir para a disputa no segundo turno com Felipe Peixoto porque sabem o risco que correm com uma nova eleição em que têm que começar do zero.
O prefeito candidato, que tem 19 partidos lhe apoiando e um contingente de cerca de 300 candidatos a vereador, já não contará com o mesmo entusiasmo deles. Os vereadores eleitos em sua grande maioria deixam para voltar ao jogo político somente depois de conhecido o prefeito vencedor, em 30 de outubro, quando então recomeçarão o toma-lá-dá-cá.
Reforma eleitoral para valer, somente o próprio eleitor poderá fazer, como já começou há algumas eleições atrás, desde quando passou a negar representatividade aos eleitos. O crescente número de abstenções, votos nulos e em branco, que já somam 21 milhões de eleitores no país, demonstra a descrença não na política, mas nos que nela militam repetindo velhos hábitos, manhas e artimanhas.
Há muito tempo gostaria te encontrar.Formidavel texto. Esclarecedor e gostoso de ler.
Lembro muito bem e com saudades do O Fluminense onde conviviamos com Dr.Alberto,Efrem & Cia.
Abração amigo de fé
O eleitorado niteroiense precisa dizer, no dia 30/10, um solene NÃO a esse Pevista Melancioso travestivo de PV/PT/PDT/PPS, e acabar com a corrupção em nossa cidade!