Irmão Amadeu, um ícone da educação fluminense, responsável pela formação de gerações de alunos do Abel, voltou a Niterói e a seu gabinete no colégio. Aos 95 anos, ele foi levado para uma clínica dos Irmãos Lassalistas, em Porto Alegre, a fim de passar por um período de fortalecimento da saúde. Mas estava sentindo falta da zoada dos alunos na entrada, no recreio e na saída do Abel, além do bate-papo com os amigos que conquistou ao longo de 60 anos em Niterói.
Nos cinco dias desta semana que passou na cidade que tanto ama, foi tempo suficiente para ver todos os dias seu gabinete lotado. Era um entra e sai de alunos, ex-alunos, professores e amigos numa demonstração da admiração e do carinho que todos têm com este grande mestre de vida.
Está prevista sua volta a Niterói para a inauguração do centro de convenções que terá seu nome. Vai ser no dia 20 de outubro. Mas já existe o movimento #volta-irmao-amadeu, lançado nas redes sociais pelos seus admiradores.
Durante seus 60 anos no Abel, pela escola sob seu comando se formaram cerca de 50 mil alunos, muitos deles brilhando hoje em suas carreiras profissionais na cidade, no Brasil e até no exterior. Todos creditam o sucesso à formação educacional e à preparação para a vida recebidas do irmão Amadeu no Instituto Abel.
Saudades! Merece muitas homenagens!