
O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) acaba de alcançar um marco histórico ao conquistar a certificação internacional QMentum para o seu Centro de Excelência em Cardiologia. Trata-se de um reconhecimento concedido a apenas dois hospitais brasileiros e que posiciona o CHN como o primeiro hospital da Região Sudeste a obter esse selo específico para o serviço desta especialidade, reafirmando o protagonismo de Niterói no cenário nacional da saúde cardiovascular.
A certificação QMentum para centros de cardiologia é resultado de uma parceria desenvolvida entre a Quality Global Alliance (QGA) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que alinha padrões internacionais de qualidade canadenses às diretrizes brasileiras de excelência nesta área médica. O selo reconhece as instituições que demonstram alto desempenho clínico, gestão ativa de riscos, governança multiprofissional robusta e comprovada melhoria contínua dos desfechos assistenciais.
“Durante o processo de acreditação, estruturamos e fortalecemos nossa linha cardiológica com foco em integração multiprofissional e na melhor experiência possível ao longo de toda a jornada cardiovascular do paciente. Receber esse selo é motivo de orgulho, mas, sobretudo, um compromisso permanente com a qualidade e a segurança. Com essa conquista, o Centro de Cardiologia do CHN consolida-se como um dos principais polos cardiológicos do país, reforçando seu protagonismo na cidade e alinhamento aos mais elevados padrões de qualidade internacional”, destaca o gerente médico da Linha Cardiológica do CHN, Rafael Vilanova.
Com mais de 30 anos de história, a Cardiologia do CHN foi construída sobre uma trajetória consistente de crescimento, aprendizado e aprimoramento contínuo. Essa maturidade institucional permitiu a consolidação de um modelo assistencial integrado, centrado no paciente e na família, que hoje culmina na conquista de uma das mais relevantes certificações internacionais em qualidade e segurança cardiovascular.
